Lula: “Vamos reconstruir as casas e reerguer a vida no Rio Grande do Sul”

Pela terceira oportunidade em menos de 15 dias, o presidente Lula viajou ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (15), para acompanhar o trabalho de recuperação do estado e para anunciar novas providências de socorro ao povo gaúcho. Dessa vez, o governo federal concederá uma série de auxílios emergenciais à população forçada a recomeçar a vida depois das enchentes sem precedentes. Nas últimas 24 horas, houve um alento: segundo a Defesa Civil, o estado não registrou volumes significativos de chuva.

Ao lado de diversas autoridades, Lula visitou o abrigo instalado no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo e reiterou o amparo irrestrito aos mais vulneráveis. “Todas as pessoas que perderam sua casa por conta dessa coisa que aconteceu aqui vão ter o direito de ter uma casa no padrão do Minha Casa Minha Vida, faixa 1 e faixa 2”, assegurou o presidente.

Emocionado, o presidente levou uma mensagem de esperança ao povo gaúcho. “Vamos reconstruir as casas e reerguer a vida no Rio Grande do Sul”.

 

“Eu agradeço a diferença que estamos fazendo no Brasil, todos juntos, e que vai marcar a vida das pessoas no estado do Rio Grande do Sul e também no restante do país”, destacou Lula. “Voluntários que deixaram o seu conforto para ajudar nossos irmãos do Sul. O Brasil que pegamos anos atrás é diferente do que estamos construindo agora com a solidariedade dos brasileiros com os gaúchos. Isso nos faz acreditar numa humanidade mais fraterna”.

Reconstrução

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), deputado Paulo Pimenta (PT-RS), foi nomeado por Lula ministro extraordinário de reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e ficará encarregado de articular as iniciativas do governo federal. Pimenta fez um balanço do que foi feito até agora e estimou os desafios a serem encarados à frente.

Mais de 80 mil pessoas foram salvas, nesse estado, por essa força-tarefa, que envolveu um trabalho extraordinário de milhares de voluntários e de voluntárias, que merecem todo o nosso respeito e agradecimento”, exaltou.

“Nós temos consciência e noção da responsabilidade e do desafio que temos pela frente. É um fenômeno que ainda não está concluído. Temos a expectativa na região sul, as águas estão subindo em Rio Grande, Pelotas, São Lourenço (…) temos essa situação em boa parte da região metropolitana, com muitas cidades com milhares de casas debaixo d’água. Temos um número muito grande de pessoas desaparecidas.”

 

De acordo com Pimenta, até o momento, 75 municípios gaúchos entraram com pedido de ajuda humanitária junto ao governo federal e já receberam os valores. “Municípios de até 50 mil habitantes, R$ 200 mil. Municípios de até 100 mil habitantes, R$ 300 mil. Municípios de mais de 100 mil habitantes, R$ 500 mil. Em menos de 24 horas”, elencou.

“Nós já pagamos mais de R$ 100 milhões em ajuda humanitária, para que os municípios, os prefeitos, tenham condição de garantir água, alimento, colchão, banheiro químico, pagar óleo diesel, tudo aquilo que for necessário”, concluiu.

Proteção social

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), detalhou longamente as novas providências do governo Lula para o Rio Grande do Sul. Elas estão direcionadas às cidadãs e aos cidadãos que tiveram os pertences destruídos pelas enchentes.

“É uma ajuda para as pessoas que perderam sua geladeira, seu fogão, sua televisão, seus móveis, seu colchão”, disse. “Essas pessoas terão de forma rápida e facilitada, via Caixa Econômica Federal, a transferência nas suas contas de R$ 5,1 mil”, acrescentou, antes de ser aplaudido.

O ministro da Casa Civil antecipou também a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos moradores dos municípios ainda em estado de calamidade, sem a exigência do intervalo de 12 meses entre um saque e outro. “As pessoas poderão sacar (…) até o valor de R$ 6,22 mil.”

Situação dramática

Em situação crítica, o município de São Leopoldo, a 40 km da capital, Porto Alegre, foi um dos mais devastados pelas cheias, com cerca de 180 mil pessoas atingidas. O prefeito Ary Vanazzi (PT) ressaltou a situação dramática da cidade. “Eu tomei muitas enchentes na vida, na Campina, mas igual a essa eu não vi”, descreveu.

“Todo o planejamento que nós formos fazer, daqui por diante, precisamos considerar que esse fenômeno climático não se repete só no Rio Grande do Sul e ele é fruto do descaso que a humanidade teve com a questão ambiental”, completou Vanazzi.

Fonte. PT

15-05-2024

Respeitem os vários tipos de fé dos povos do Rio Grande do Sul: “Não os julguem!”

Respeitem os vários tipos de fé dos povos do Rio Grande do Sul: “Não os julguem!” Por frei Gilvander Moreira[1]

Evento climático extremo no estado do Rio Grande do Sul causando alagamentos brutais. Foto: Reprodução Redes Virtuais

Sigo comovido com o sofrimento dos povos do Rio Grande do Sul, nossos irmãos e irmãs, e indignado com o capitalismo, com o agronegócio, os desmatadores, os empresários das monoculturas desertificadoras e com quem fomenta o uso de combustíveis fósseis, pois é este projeto de morte – a idolatria do mercado – que nos levou às mudanças climáticas e está nos encurralando com a Emergência Climática com eventos extremos cada vez mais frequentes e letais. As sirenes da Emergência Climática estão gritando de forma estridente.

Além da nossa solidariedade, que deve ser a mais efetiva possível, aos povos gaúchos, aos animais e a toda biodiversidade, temos que denunciar as causas que levaram aos eventos extremos que estão golpeando os povos no Rio Grande do Sul. Se não alterarmos as causas complexas que estão causando as mudanças climáticas, teremos tragédias cada vez mais brutais e com mais frequência. Lamentável ver pessoas divulgando fake news, mentiras e insistindo em posturas negacionistas em um contexto que exige união para reconstruir vidas e condições de vida.

Tenho recebido vídeos de padres jovens, leigos em teologia e ciências sociais, divulgados por leigos infantilizados, praticando uma espécie de negacionismo religioso, atribuindo injustamente e de forma absurda a causa do brutal evento extremo que se abate sobre o Rio Grande do Sul à existência de pessoas ateias ou integrantes do candomblé, da Umbanda ou ainda porque muitos gaúchos deixaram a Igreja Católica e agora estariam sofrendo por isto. Absurdo brutal afirmar isto julgando as pessoas do querido estado do Rio Grande do sul. Não vou repetir aqui as calúnias, os preconceitos, as expressões discriminatórias e criminosas para não ecoar as posturas lamentáveis, injustas e contrárias ao Evangelho de Jesus Cristo. Entretanto, peço: não julguem as pessoas. Ser solidário/a, amar, sim; julgar, não! Respeitem os vários tipos de fé dos povos do Rio Grande do Sul.

Este tipo de acusação trata-se de negacionismo religioso, que violenta de duas formas: por um lado, julga pessoas caluniando-as com intolerância religiosa, o que é crime e acaba por incentivar ataques aos Povos de Terreiro e a seus líderes espirituais, e, por outro lado, desvia e oculta a atenção das causas reais e históricas do evento extremo: as mudanças climáticas causadas pela ganância de capitalistas que cegados trituram todo o meio ambiente em busca de lucro e de acumulação de capital. Estes acusadores não falam nem uma vírgula sobre estas causas que precisam ser denunciadas e superadas. Ao atribuir as causas da tragédia a forças “demoníacas” inocentam e encobrem as verdadeiras causas socioeconômicas e políticas capitalistas.

No Brasil há grande diversidade religiosa, inclusive entre os Povos de Terreiros. A categoria de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Ancestral Africana, os Povos de Terreiro, é composta pelos segmentos do Candomblé das nações e Ketu, Angola e Jeje, Angola-Muxikongo, de Umbanda e Omolocô de diferentes linhas e por Reinados nas mais diversas linhagens, dentre outros.

Como assessor do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos, o CEBI, e agente de pastoral da Comissão Pastoral da Terra, CPT, tenho convivido muito com pessoas de Religião de Matriz Africana – Candomblé, Umbanda… -, com indígenas com mística e espiritualidade de Povos Originários, pessoas espíritas, ateias, de religiões orientais etc. Com estas pessoas tenho aprendido muito e lutamos juntos por direitos à terra, à moradia, à preservação ambiental e tantas outras lutas. Dia 20 de novembro de 2023, “por acaso”, assisti a uma sessão de Umbanda em uma praça. Fui bem acolhido e me senti abençoado por outra religião, a Umbanda, religião que prega o amor, a paz, a fraternidade e o respeito.

Por que pessoas que se dizem cristãs, sejam católicas ou (neo)pentecostais, perseguem os Povos de Terreiro, pessoas do Candomblé e da Umbanda? Há muitas semelhanças entre a celebração na Umbanda e as celebrações que se fazem nas igrejas cristãs: cantos, orações, bênçãos, partilha etc. Mesmo que fossem totalmente distintas as formas de celebração e de rituais, não há motivo para discriminação e muito menos perseguição, pois os Povos de Terreiro pregam o amor, a paz, a fraternidade e o respeito. Além do mais, o Brasil é um país laico, ou seja, está garantida na Constituição Federal de 1988 a liberdade de credo de todas as religiões e igrejas, bem como a alteridade cultural. O Brasil não é um país confessional, de uma única religião, o que seria ditadura religiosa. Intolerância religiosa é crime. Sei que o preconceito é fruto de desconhecimento e falta de informação correta e histórica. Não há como amar o que se desconhece.

O biblista e teólogo padre Marcelo Barros nos recorda que “o termo Umbanda vem do idioma quimbunda de Angola e significa “arte de curar”, ou hoje podemos traduzir por “arte de cuidar”, o que liga a fé e a espiritualidade ao cuidado uns dos outros/umas das outras, assim como cuidado da mãe-Terra e da natureza. Assim como em sua sociedade Jesus valorizou os samaritanos, cultural e espiritualmente, reconhecemos nas comunidades de Umbanda essas comunidades samaritanas que têm ajudado as pessoas negras e pobres a salvaguardar a consciência de sua dignidade humana e a necessária e salutar cultura comunitária da qual a nossa sociedade precisa tanto.”

Infelizmente, em pleno século XXI há grupos cristãos fundamentalistas que combatem e perseguem as religiões afrodescendentes. É mais triste ainda constatar que fazem isso em nome de Jesus e de Deus. Conforme o Evangelho, Jesus afirmou que pelos frutos se conhece a árvore. No Brasil e em todo o continente, os frutos das religiões negras têm sido preservar as culturas originárias, manter a unidade das comunidades e, em nossos dias, testemunhar a toda a humanidade uma espiritualidade que liga o amor social ao cuidado afetuoso com a mãe-Terra e toda a natureza.

No passado e até hoje, a Umbanda e as outras religiões indígenas e negras foram discriminadas, condenadas e mesmo perseguidas pela nossa Igreja e, hoje ainda, por grupos católicos fundamentalistas e (neo)pentecostais. Por isso, temos uma dívida moral com os Povos de Terreiro e as espiritualidades de matriz afro e podemos, em nome de Jesus, afirmar em bom e alto som: Viva a Umbanda! Viva o Candomblé! Viva os Povos de terreiro!

Sejamos construtores de paz com respeito entre as religiões, igrejas e pessoas religiosas. Só tolerância é pouco, exige-se respeito pelo diferente. E não atribuamos às práticas religiosas ou ausência delas as tragédias anunciadas causadas pelo sistema de morte que é o capitalismo, como a que hoje abate sobre milhares de irmãos e irmãs no Rio Grande do Sul.  Que a luz e a força divina nos guiem sempre, inclusive no processo de libertação de preconceitos e discriminações.

16/05/2024

Obs.: As videorreportagens nos links, abaixo, versam sobre o assunto tratado, acima.

1 – 15/11, Dia Nacional da Umbanda, que é Amor, Paz, Fraternidade e Respeito. Intolerância Rel. é crime!

2 – Curta-documental O CHAMADO DA UMBANDA

3 – O Que é Umbanda – Documentário

 

 

[1] Frei e padre da Ordem dos carmelitas; doutor em Educação pela FAE/UFMG; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, Itália; assessor da CPT, CEBI, SAB e Ocupações Urbanas; prof. de “Movimentos Sociais Populares e Direitos Humanos” no IDH, em Belo Horizonte, MG. E-mail: gilvanderlm@gmail.com – www.gilvander.org.br – www.freigilvander.blogspot.com.br      –       www.twitter.com/gilvanderluis        –     Facebook: Gilvander Moreira III

Aniversário

Hoje comemoramos os 24 anos de existência da revista Consciência.

Rever a caminhada

Uma olhada para o que deu origem a esta publicação

Nos faz rever e reviver o próprio sentido deste empreendimento

Uma opção pelo jornalismo de promoção da pessoa humana e da comunidade

Uma voz que persiste na prática de uma vida significativa

Uma ação consciente.

Uma evidencia de que a vida resiste em pequenos espaços

Ou nem tão pequenos.

Gente que se reúne recuperando a memória

Parindo um presente contínuo em que nos redescobrimos artífices do nosso próprio destino.

Publicación

El año de 2023 publiqué Mirada poética, libro que me contiene talvez más que cualquier otro.

Vuelvo a leerlo y así me acuerdo de quien soy

Recupero mi noción de identidad

Pertenecimiento

Habitación

Sentido.

Este libro se prolonga en otros que desarrollan su contenido aún con más precisión.

Esta acción me devuelve al mundo de las editoras y lectoras, lectores. Gente que publica.

Lee y se muestra.

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Acción editorial. Actividad literaria.

Consciencia es mucho ésto.

Ser y aparecer.

Ser y hacerse.

Hacernos continuamente.

Como se formou e qual a intenção dos textos bíblicos?

Como se formou e qual a intenção dos textos bíblicos?  Por frei Gilvander Moreira [1]

Ciente dos malefícios que péssimas interpretações de textos bíblicos têm causado aos povos ao longo da história da humanidade nos últimos 2 mil anos – cruzadas, guerras consideradas santas e justas, escravidão “justificada”, inquisição, padroado… – e atualmente a extrema direita , os fascistas, se escorando em interpretações bíblicas para explicação homofobia, machismo, patriarcalismo, capitalismo neocolonial, devastação socioambiental, militarismo, discriminações, preconceitos…, importante se faz adquirirmos chaves de leitura sensata e libertadora da Bíblia, assim como de textos sagrados de outras religiões.

Uma questão fundamental para uma boa compreensão de um texto bíblico em si mesmo é identificar a INTENÇÃO do texto. Qual o propósito do/a autor/a? Qual é a mensagem que o texto quer transmitir? A intenção do texto é farol para uma boa interpretação. Sem captar a intenção do texto, andamos no escuro com farol apagado, o que pode levar a interpretações falsas.

Quando alguém pergunta: “Tudo bem?” e o interlocutor responde: “tudo bem” não está querendo dizer necessariamente que com ele está tudo bem. A intenção deste diálogo normalmente é revelar que quem disse se o outro estava bem gostaria de iniciar um processo de comunicação com o outro. Logo a intenção é abrir as portas para um diálogo.

Quando alguém chega para nós e diz: “eu te amo”, estaria a pessoa fazendo apenas uma declaração ou estaria confessando um sentimento profundo e querendo ter uma resposta positiva à altura? Descobrir a intenção de um texto é fundamental para não introduzir uma exortação como se fosse uma lei, por exemplo. No 4º evangelho da Bíblia, em Jo 2,1-11, que narra que Jesus transformou água em vinho, a intenção do texto seria mostrar que Jesus tem um superpoder, para além do humano, de transformar água em vinho? Não, pois “toda graça supõe a natureza”, disse o teólogo Tomás de Aquino. A intenção do texto é mostrar que a festa em Caná da Galileia era uma festa de pobre? Está presente este elemento, mas a intenção principal é criticar a religião oficial judaica que não consegue mais fazer com que a vida seja uma festa com vida e liberdade em abundância para todos/as e todos. Com seu projeto libertador, Jesus de Nazaré, com todos seus discípulos e seus discípulos, é que você pode transformar sua vida em uma festa rigorosa, feliz e verdadeira. Logo, a intenção é dizer que Jesus é o vinho novo. O exame do gênero literário do texto – um dos sete sinais de Jo 2 a 11 e não um milagre – ajuda a compreender a intenção do/a autor/aea especificamente da mensagem do texto.

Importante considerar como se formou a Bíblia, que não caiu do céu e nem foi ditada por Deus diretamente aos escritores/as. A Bíblia foi escrita em mutirão durante cerca de 1.300 anos. Os primeiros textos bíblicos foram registrados, provavelmente, lá pelo ano 1.200 antes da era cristã e os últimos lá pelos anos 115 da era cristã. Muita gente contribuiu para que a Bíblia fosse escrita. Gastou muitos séculos. Foi uma longa gestação, durou mais de um milênio para todos os livros da Bíblia serem escritos. Há vários tipos de Bíblias. A dos católicos tem 73 livros; a dos evangélicos, 66 livros, pois não regularam os sete livros deuterocanônicos como inspirados; a dos católicos ortodoxos, 78 livros. Há coleções de traduções da Bíblia, umas muito boas e algumas ruínas e ultrapassadas.

Um dos textos mais antigos da Bíblia, provavelmente, seja o Cântico de Míriam – irmã de Moisés e Arão -, após a travessia do Mar Vermelho: ” Cantai a Iahweh, pois de glória se vestiu; ele jogou ao mar cavalo e cavaleiro! ” (Ex 15,21). Este canto brotou de um coração feliz que irradiava alegria ao ver que os povos escravizados estavam se libertando da escravidão do imperialismo dos faraós do Egito. O povo deve ter cantado muito este refrão pelo deserto fora, durante e depois da conquista da terra. Cantar este canto ecoava as maravilhas de Deus no meio do povo que marchava em busca da terra prometida. E logo depois, provavelmente, alguém registrou por escrito este canto que, após passar por muitas gerações, de boca em boca, foi escrito na Bíblia. Processo semelhante aconteceu com os outros textos bíblicos.

O capítulo 21 do quarto evangelho, o chamado Evangelho de João, é um dos últimos textos que entraram na Bíblia. Lá pelo ano 115, provavelmente, em Éfeso, Ásia menor, onde hoje é a Turquia, o redator final do quarto evangelho compôs o apêndice do evangelho do discípulo amado (Jo 21,1-23), no qual insiste no primado do amor ( Jo 21,15-17), e fez uma nova conclusão (Jo 21,24-25).

Os livros bíblicos (e também as páginas singulares) são o estágio final de um longo e complexo processo literário. Depois de uma longa tradição oral – de boca a boca, passando de pai para filhos/as… -, alimentando as comunidades na vida cotidiana e nas celebrações, os textos eram reformulados, ampliados, atualizados, adaptados segundo as necessidades de cada época e dos grupos que liam os textos.

Um estudo mais acurado dos textos bíblicos revela incoerências, falta de homogeneidade, contradições, esforços internos e saltos bruscos de um assunto para outro, lacunas, transições sintáticas e temáticas mal feitas, inúteis repetições etc.. Em síntese, na Bíblia temos, muitas vezes , um texto desorgânico e, às vezes, contraditório. Por isso também não se pode fazer leitura ao pé da letra escolhendo os versículos que se enquadraram nas nossas pré-compreensões. A cultura hebraica-semita é eminentemente plural, não é de pensamento único como na sociedade capitalista que sempre tenta importar a uniformização. Para os povos da Bíblia, quando apareciam diversas versões sobre um acontecimento inspirador, registravam-se as várias versões. O uniformismo é herdeiro da cultura grega racionalista e para dominar tenta sempre importar um pensamento único e desqualificar os diferentes. Para os povos bíblicos a unidade se desenvolve na diversidade e na pluralidade. Não é esplendor da diversidade que a teia da vida se reproduz.

No decorrer do processo de gestação da Bíblia, os autores e as autoras bíblicas sofreram influência de outras culturas já desde os seus inícios em Canaã/Palestina sob o domínio egípcio e de povos circunvizinhos e mais tarde dos assírios, babilônios, persas, helenistas, romanos , gregos e de outras culturas. Mesmo assim os povos da Bíblia conservaram suas particularidades no campo cultural e religioso que se refletem nos escritos bíblicos pela diversidade de formas e gêneros literários conhecidos no seu tempo.

13/05/2024

Obs .: As videorreportagens no link, abaixo, verso sobre o assunto tratado, acima.

1 – Um Tom de resistência – Combatendo o fundamentalismo cristão na política

2 – Bíblia: privatizada ou lida de forma crítica libertadora? Por frei Gilvander, no Palavra Ética

3 – Deram-nos a Bíblia. “Fechem os olhos!” Roubaram nossa terra. Xukuru-Kariri, Brumadinho/MG. Vídeo 5

4 – Agir ético na Carta aos Efésios: Mês da Bíblia de 2023. Por frei Gilvander (Cinco vídeos reunidos)

5 – Andar no amor na Casa Comum: Carta aos Efésios segundo a biblista Elsa Tamez e CEBI-MG – Set/2022

6 – Toda a Criação respira Deus: Carta aos Efésios segundo o biblista NÉSTOR MIGUEZ e CEBI-MG, set 2022

7 – Chaves de leitura da Carta aos Efésios, segundo o biblista PEDRO LIMA VASCONCELOS e CEBI/MG –Set./22

8 – Estudo: Carta aos Efésios. Professor Francisco Orofino

9 – Carta aos Efésios: Agir ético faz a diferença! – Por frei Gilvander – Mês da Bíblia/2023 -02/07/2023

10 – Bíblia, Ética e Cidadania, com Frei Gilvander para CEBI Sudeste

11 – Contexto para o estudo do Livro de Josué – Mês da Bíblia 2022 – Por frei Gilvander – 30/8/2022

12 – CEBI: 43 anos de história! Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos lendo Bíblia com Opção pelos Pobres

[1] Frei e padre da Ordem dos carmelitas; doutor em Educação pela FAE/UFMG; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, Itália; assessor da CPT, CEBI, SAB e Ocupações Urbanas; prof. de “Movimentos Sociais Populares e Direitos Humanos” no IDH, em Belo Horizonte, MG. Autor de livros e artigos. E “cineasta amador” (videotuber) com mais de 6.000 vídeos de luta por direitos no youtube, canal “Frei Gilvander luta pela terra e por direitos”. E-mail:  gilvanderlm@gmail.com  –  www.gilvander.org.br  –  www.freigilvander.blogspot.com.br       –        www.twitter.com/gilvanderluis         – Facebook: Gilvander Moreira III

 

Nem a saudade se recorda mais

Usei o meu vocabulário inteiro
E cada rima do pé de rimar
Não há mais versos para o meu versar
Nem mesmo pena ou sequer tinteiro
No meu olhar um resto de argueiro
Que dificulta o menor dos haicais
Falta uma linha… o que é que se faz?
Esqueci tudo, enevoou meus lumes…
Ah, lembro um verso de Adeildo Nunes!
“Nem a saudade se recorda mais”

Martim Assueros
13/5/2024

 

Gosto

 

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Presente

A celebração, ontem, do dia das mães, me trouxe para o seio da família.

Estar presente do meu modo, um modo que é aceito por todas as pessoas, me permitiu desfrutar da quietude e do rebuliço simultaneamente.

Costurando histórias e sentires, enquanto repousava na rede, me vi a contemplar as nuvens no céu azul celeste.

Uma profunda quietude tomou conta de mim. Lembrança da família próxima e distante. Os sentires que me fazem.

As pessoas chegam e partem. Um dia será a minha vez de passar também. Enquanto isso, aprecio o viver como algo em constante renovação.

Posso estar aqui, de fato estou aqui. Se apenas um dos passos passados faltasse, não seria quem sou nem estaria como estou.

Estou bem. Uma história costurada a muitas mãos. Um tempo novo que me repõe na essencialidade do meu ser.

Plantão da saudade

Logo cedo a saudade me pegou
como quem pretendesse me matar,
pela porta da alma eu vi entrar
as lembranças de um tempo que passou.
Um aperto insensato sufocou,
sem piedade, o meu pobre coração,
até mesmo lembrei de uma canção
entoada por ela na cozinha.
Como vou te esquecer minha mãezinha,
com a tristeza na porta, de plantão?

Martim Assueros
Dia das mães de 2024

Imagem: Kátia Cristina Silva, Colégio Formosa, sd

Diário fundado em 13 de maio de 2000

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