Categorias
Memória & Consciência

Projeto conta história do ossário clandestino construído em SP durante ditadura militar

Nos anos 1970, a vala do ossário clandestino construído no Cemitério Dom Bosco, em São Paulo, pode ter sido o destino de dezenas de desaparecidos políticos (foram encontradas 1.049 ossadas) e somente cinco deles foram identificados até agora.

Categorias
Brasil Direitos Humanos Memória & Consciência Mundo

Brasil deve reconsiderar plano para comemorar aniversário do golpe militar, afirma relator da ONU

“Tentativas de revisar a história e justificar ou relevar graves violações de direitos humanos do passado devem ser claramente rejeitadas por todas as autoridades e pela sociedade como um todo”, disse o relator especial sobre a promoção da verdade, justiça, reparação e garantias de não repetição, Fabián Salvioli.

Categorias
Direitos Humanos Memória & Consciência

Elio Gaspari: há meio século expelindo seu ódio aos resistentes que pegamos em armas contra a ditadura militar

Gaspari escreveu sua série de volumes sobre a ditadura… O razoável jornalista e discutível historiador Élio Gaspari não perde oportunidade nenhuma para achincalhar os poucos milhares de brasileiros que ousamos pegar em armas contra a mais bestial ditadura que o Brasil conheceu.  Esse mau hábito já lhe acarretou uma contundente derrota há 10 anos (vide aqui), mas […]

Categorias
Memória & Consciência

40 anos do golpe militar no Chile

Há 40 anos, em 11 de setembro de 1973, alguns milhares de soldados iniciavam o golpe que poria fim ao governo constitucional e à chamada via chilena ao socialismo.

Categorias
Mídia Memória & Consciência

Memória O Globo: ‘mea culpa’ tímido sobre a história

A resposta da empresa jornalística ao grito de ordem ouvido nas manifestações “A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura” talvez deva contemplar, em futuras avaliações, uma temporalidade mais ampla, que não se restrinja aos obscuros 31 de março/ 1º de abril de 1964 e que possa produzir resultados editoriais no presente, no dia-a-dia do jornal.

Categorias
Mundo

Argentina condena primeiro civil por crimes contra a Humanidade

Em uma decisão sem precedentes, um tribunal penal federal da Argentina condenou à prisão perpétua Jaime Smart (foto), 76 anos, ex-ministro de governo e agora o primeiro civil condenado por crimes contra a humanidade no período militar recente. Da mesma forma, foi condenado Miguel Etchecolatz, 83 anos, ex-diretor de investigações da polícia e outros 14 […]