Arquivo da tag: Tribunal de Justiça do RJ

“Aí vem os direitos humanos, direito disso, direito daquilo, ONGs…” (Desembargador Luiz Zveiter, Presidente do TJ-RJ)

Luiz Zveiter, Presidente do TJ-RJ (2009-2011)Nesta manhã (01/12), o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Luiz Zveiter, foi à Rádio CBN para falar sobre as recentes operações da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro. O chefe de uma das instituições responsáveis por manter o Estado de Direito do RJ deu declarações notáveis.

Segundo Zveiter, existe uma “onda de denuncismo” que está “atrapalhando o trabalho sério da polícia”. Os responsáveis pelo este denuncismo seriam “representantes que os traficantes deixaram” na favela. “Aí vem os direitos humanos, direito disso, direito daquilo, ONGs…”, segundo ele, para “atrapalhar” o trabalho da polícia, que entrou “sem dar nenhum tiro em pessoas de bem”.

Lucia Hippolito responde, satisfeita com a resposta: “É verdade. É verdade. Muito obrigado.”

O Desembargador Luiz Zveiter – o mesmo que fraudou um concurso no próprio TJ (cassado pelo Conselho Nacional de Justiça) e que foi denunciado pela Deputada Cidinha Campos – preocupa ao fazer este tipo de consideração. É a Justiça, afinal, a principal responsável entre os três poderes em garantir os direitos fundamentais previstos na Constituição.

Eu pergunto: o que o Sr. Luiz Zveiter quis dizer com “direito disso, direito daquilo”? Será que ele é contra a legalidade constitucional, que garante direitos e deveres a todo e qualquer cidadão do Estado? É permitido, segundo a ordem constitucional, atirar em “pessoas do mal” (em oposição às pessoas de bem), segundo o Desembargador Luiz Zveiter?

_____________________________________________
(*) Gustavo Barreto, jornalista. Contato pelo @gustavobarreto_.