Categorias
Opinião

Não há vencedores na luta do Bem contra o Mal

Tendo nascido e/ou vivendo no Rio de Janeiro, eu e outras milhões de pessoas somos os maiores interessados no tema da violência urbana. E me assusta a lógica simplista com que se trata as possibilidades de solução. Quando um jovem é morto, há uma comoção. Se o(a) jovem é negro, pobre e da periferia/favela, um […]

Categorias
Opinião

Complexo do Alemão, no Rio, tem apenas uma escola e 13 bases de UPP

Na Praça do Conhecimento, no Complexo do Alemão, policiais filmavam nesta terça-feira (17) uma reunião em que lideranças locais e de favelas de diferentes pontos do Rio debatiam as violações de direitos humanos na cidade.

Categorias
Brasil

Coletivos do Complexo do Alemão, no Rio, lançam Manifesto pela Paz

No meio de tantos episódios de tragédia e violência relacionados com a polícia e a comunidade, movimento nascente da sociedade civil apresenta o potencial de quebrar um padrão histórico de políticas de segurança pública desrespeitosas e desumanas em favelas.

Categorias
Opinião

Audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio discute racismo no Poder Judiciário

Em um dos casos relatados, Douglas de Oliveira Moreira, morador da Pavuna, foi “reconhecido” por uma vítima de assalto através de uma foto no Facebook e, por conta disso, foi agredido por policiais, humilhado e encarcerado por um mês sem ter qualquer culpa.

Categorias
Brasil

Soldado baleado no Alemão é o quarto PM morto em UPPs nos últimos cinco meses

As vítimas morreram na Cidade de Deus e nos Complexos do Alemão e da Penha. Na quinta-feira (6), Rodrigo de Souza Paes Leme foi baleado no peito no Complexo do Alemão.

Categorias
Opinião

Vamos falar diretamente sobre ontem no Maracanã:

01. Eu estava lá bem pertinho, mais perto impossível, e vi duas pessoas jogando uma garrafa de água e uma latinha de coca-cola nos policiais. 02. Este “terrível” ato de “terrorismo” gerou a reação da polícia: bombas, balas de borracha, dois disparos com arma letal na praça Varnhagen e perseguição a todo e qualquer manifestante. […]