Categorias
Brasil

Senadora Fátima é a nova presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Senado

Senadora Fátima é a nova presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Senado Com 19 votos (unanimidade), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) foi eleita hoje (3) pela manhã presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto(CE) do Senado. Ela foi indicada por seu partido e aliados da base de apoio do governo Lula para presidir o colegiado, que vinha sendo coordenado temporariamente pela vice-presidente, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

A presidência da CE estava em disputa desde outubro, quando o senador Flávio Arns, após deixar o PT e então presidente da Comissão, se filiou ao PSDB. O líder de seu partido, senador Arthur Vírgilio, chegou a entrar com recurso na Comissão de Constituição e Justiça para que o posto permanecesse nas mãos do partido. Mas parecer da Secretaria da Mesa Diretora demonstrou que, pelo regimento, o cargo pertencia ao partido que na época da eleição dos presidentes e membros de comissões ganhou essa presidência. Assim, caberia o PT indicar o substituto de Arns.

“Sabemos de nossas limitações neste que é um ano eleitoral. Mas iremos, eu e a senadora Marisa Serrano, trabalhar para que estes limitações sejam superadas, e consigamos dar respostas à sociedade em relação a nossa atuação na Comissão de Educação”, disse a senadora Fátima após a votação. Ela disse ainda que recebe com responsabilidade e alegria a incumbência, reafirmou seu compromisso com os movimentos sociais e agradeceu o apoio de todos os senadores e senadoras.

Fátima disse que pretende aproximar a Comissão de Educação da sociedade, atuando para que ocorra uma maior articulação entre o colegiado e a Conferencia Nacional de Educação, que se realiza neste mês, em Brasília, quando serão definidas as diretrizes do novo Plano Nacional de Educação, PNE, a entrar em vigor em 2011.

Vários senadores, antes da votação, manifestaram confiança e apoio no trabalho da senadora Fátima. O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) disse que terá imensa satisfação em colaborar, “ajudar na coordenação” da comissão, que trata de uma “área tão sensível e nobre que é a educação”. Ele parabenizou Marisa Serrano e Fátima Cleide por estarem à frente dos debates da educação.

“Manifesto apoio a essa extraordinária parceira e colega do Senado que é a senadora Fátima. Seus conhecimentos e sua ligação com os movimentos sociais a credenciam para presidir esta Comissão. E sei que, ao lado da senadora Marisa Serrano, isso será potencializado ainda mais”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS). “Se eu pudesse, votaria duas vezes nela”, declarou.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) lembrou a trajetória das mulheres na educação brasileira, área em que são maioria, registrando a coerência e o trabalho de Fátima no Senado desde que eleita, em 2003. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizou a senadora e disse ser a primeira vez na história de Rondônia e do país que uma mulher preside uma comissão “tão importante quanto essa”.

Também manifestaram apoio os senadores Roberto Cavalcanti (PRB-PB); João Pedro (PT-AM); Eduardo Suplicy (PT-SP); Tião Viana (PT-AC) e Augusto Botelho (PT-RR).

Assessora de Imprensa
Mara Paraguassu
Gabinete Senadora Fátima Cleide
(61) 9974-9423 e (61) 3303-2394

Acesse o blog: www.fatimacleide.com.br
Página oficial: www.senado.gov.br/fatimacleide
e twitter.com/senadorafatima

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Sair da versão mobile