SBPC termina com balanço positivo

Por Fábio de Castro, de Belém, para a Agência Fapesp

Cerca de 10 mil pessoas participaram das atividades e conferências na 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), encerrada na sexta-feira (13/7), em Belém. A reunião enfocou o tema “Amazônia: Desafio nacional”. De acordo com Marco Antonio Raupp, que tomou posse como presidente da SBPC durante a reunião, o conjunto das discussões feitas na extensa programação do evento indicou uma urgência: a necessidade de mais recursos humanos em ciência na região amazônica.

“Grande parte das exposições destacou a necessidade de se fazer mais pesquisa na Amazônia e de que haja investimentos para que esses recursos humanos sejam formados na região”, disse Raupp à Agência FAPESP. O ex-presidente da SBPC Ennio Candotti, que ficou no cargo até o dia 12 e foi responsável pela organização do evento, ressaltou que há três anos a entidade indica a necessidade de recursos humanos em pesquisa na região.

“Há três anos perguntamos aos reitores das universidades locais: se lhes fosse oferecido apoio sem limites, qual seria o primeiro item da pauta? A resposta era sempre a mesma: gente qualificada. De fato, ao longo do último triênio batemos muito nessa tecla. Acredito que, com um esforço concentrado, teremos esses recursos humanos dentro de seis ou sete anos”, disse. Leia matéria completa clicando aqui.

Deixe uma respostaCancelar resposta