‘Uma das causas mais comuns de todas as doenças é o diagnóstico.’
– Karl Kraus
‘Uma das causas mais comuns de todas as doenças é o diagnóstico.’
– Karl Kraus
Médicos na Alemanha acreditam que um homem de 42 anos foi curado de HIV após ter recebido um transplante de células-tronco em 2007, apontou a revista médica “Blood”.
Timothy Ray Brown, um homem norte-americano soropositivo que vive na Alemanha, tinha leucemia e estava em tratamento quimioterápico, quando recebeu um transplante de células-tronco de um doador carregando uma rara mutação genética herdada, associada com um risco reduzido de HIV.
O transplante surgiu para acabar com ambas as doenças, dando esperança aos médicos. O caso de Brown foi publicado em uma edição de fevereiro de 2009 do New England Journal of Medicine.
“O paciente está bem”, afirmou o Dr. Gero Hutter, que tratou Brown, da Charite Universitatsmedizin de Berlim, na Alemanha, em 2009. “Hoje, dois anos depois de seu transplante, ele ainda está sem sinais da doença pelo HIV e sem medicação antiretroviral”.
Leia em inglês via FoxNews e no New England Journal of Medicine clicando aqui.
Leia mais sobre as células-tronco no site do Ciência Viva.
Bolsistas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e instituições participantes do Programa de Iniciação Científicia (PIC) terão a oportunidade de concorrer à 6ª edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto, diretamente nas instituições de ensino superior.
O prêmio tem duas categorias: Bolsista de Iniciação Científica e Mérito Institucional. Na primeira, serão concedidas até nove premiações, sendo três para cada área de conhecimento. Os vencedores receberão uma quantia em dinheiro; uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso; e passagem e hospedagem para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2009.
Podem concorrer ao prêmio bolsistas de iniciação científica do CNPq com pelo menos 12 meses de bolsa. Outros detalhes sobre o prêmio no site http://www.cnpq.br
Acontece nesta segunda-feira (7/4), Dia Mundial de Saúde, Sessão Solene do Conselho de Coordenação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. Nesta oportunidade também serão lembrados os 60 anos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Estarão presentes o Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, e o atual Decano do CCS e ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Almir Fraga Valladares.
Consta ainda na programação:
O evento será no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Av. Carlos Chagas Filho, s/n, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro), às 10h30.
O National Institutes of Health (NIH) e o National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), órgãos norte-americanos, abriram inscrições para o programa de apoio ao desenvolvimento de intervenções inovadoras e ferramentas para o controle da malária, doenças tropicais negligenciadas e seus vetores, na categoria R01. O valor global de apoio a projetos é de 4 milhões de dólares. O critério que define o perfil das instituições e organizações que podem participar está definido na página do NIH. A submissão de propostas pode ser feita a partir do dia 10 de junho e a data final para envio é dia 10 de julho de 2008. Todas as informações estão em http://grants.nih.gov/grants/guide/rfa-files/RFA-AI-08-005.html
O Instituto Nacional de Saúde Pública do México oferece bolsas acadêmicas para cursos de pós-graduação na área da saúde, no período 2008-2009, que inclui Mestrado de Saúde Pública e em Ciências da Saúde, assim como para Doutorado em Ciências da Saúde. O prazo para envio de propostas é dia 21 de março. Cada Curso tem diversas áreas de especialização. As bolsas são oferecidas pelo Conselho Nacional para Ciência e Tecnologia do México (CONACYT). Informações pelo email programaacademico@insp.mx ou em http://sac.insp.mx/proceso_seleccion/