Tendo nascido e/ou vivendo no Rio de Janeiro, eu e outras milhões de pessoas somos os maiores interessados no tema da violência urbana. E me assusta a lógica simplista com que se trata as possibilidades…
Segurança pública
Na Praça do Conhecimento, no Complexo do Alemão, policiais filmavam nesta terça-feira (17) uma reunião em que lideranças locais e de favelas de diferentes pontos do Rio debatiam as violações de direitos humanos na cidade.
No meio de tantos episódios de tragédia e violência relacionados com a polícia e a comunidade, movimento nascente da sociedade civil apresenta o potencial de quebrar um padrão histórico de políticas de segurança pública desrespeitosas e desumanas em favelas.
Em um dos casos relatados, Douglas de Oliveira Moreira, morador da Pavuna, foi “reconhecido” por uma vítima de assalto através de uma foto no Facebook e, por conta disso, foi agredido por policiais, humilhado e encarcerado por um mês sem ter qualquer culpa.
As vítimas morreram na Cidade de Deus e nos Complexos do Alemão e da Penha. Na quinta-feira (6), Rodrigo de Souza Paes Leme foi baleado no peito no Complexo do Alemão.
01. Eu estava lá bem pertinho, mais perto impossível, e vi duas pessoas jogando uma garrafa de água e uma latinha de coca-cola nos policiais. 02. Este “terrível” ato de “terrorismo” gerou a reação da…