A posse do presidente Lula, no próximo dia 1º de janeiro, será um momento histórico na vida política do Brasil e, mesmo, mundial. Após vários anos de luta, resistência e compromisso com o povo, interrompemos…
Tag: Segurança pública
Por Henriqueta Camarotti* Queridos e queridas, Terapeutas Comunitários e simpatizantes da causa: Por que eu voto em Lula-Alckmin? Vivemos um momento singularmente difícil em nosso país. Como Terapeutas Comunitários, creio que temos responsabilidades especiais neste…
Nesta terça-feira, dia 13 de julho de 2021, comemoramos os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Aprovado em forma de lei, o ECA garante às crianças e aos adolescentes, de 0…
Tendo nascido e/ou vivendo no Rio de Janeiro, eu e outras milhões de pessoas somos os maiores interessados no tema da violência urbana. E me assusta a lógica simplista com que se trata as possibilidades…
Na Praça do Conhecimento, no Complexo do Alemão, policiais filmavam nesta terça-feira (17) uma reunião em que lideranças locais e de favelas de diferentes pontos do Rio debatiam as violações de direitos humanos na cidade.
No meio de tantos episódios de tragédia e violência relacionados com a polícia e a comunidade, movimento nascente da sociedade civil apresenta o potencial de quebrar um padrão histórico de políticas de segurança pública desrespeitosas e desumanas em favelas.
Em um dos casos relatados, Douglas de Oliveira Moreira, morador da Pavuna, foi “reconhecido” por uma vítima de assalto através de uma foto no Facebook e, por conta disso, foi agredido por policiais, humilhado e encarcerado por um mês sem ter qualquer culpa.