Derribar la estatua de un colonialista tiene un profundo significado espiritual

Hablamos de ello con Valentin Mufila, un músico originario del Congo que ha vivido en Italia durante años y que conoce a fondo la historia africana. Una historia borrada por el colonialismo para justificar las atrocidades y el saqueo sistemático de las riquezas de los pueblos presentados como salvajes para ser civilizados, tema sobre el que ha escrito numerosos artículos para Pressenza.

“Ou haverá segurança para todos, ou ninguém estará seguro”, defende Luiz Eduardo Soares

Na entrevista, ele fala sobre a atual conjuntura política do país, as rebeliões nos presídios e a greve da Polícia Militar. Apresenta um possível cenário nas eleições de 2018 e medidas para estancar o nível de violência no país, que está associada ao nosso racismo estrutural de cor e classe e à tradição autoritária herdada da ditadura, segundo ele.

"A esquerda tem que se refazer na base", alerta Marcelo Freixo

Na entrevista Freixo fala sobre a importância de um projeto de segurança pública calcado nos direitos humanos para o desenvolvimento da democracia, e a necessidade de uma política penitenciária para o combate às facções criminosas. Critica também a concentração dos meios de comunicação, que, segundo ele, foi uma das principais pautas não enfrentadas pelo PT apesar da sua relevância para a esquerda.

“O maior dos impactos da corrupção é a total submissão do processo decisório sobre a política urbana aos interesses dos concessionários”, critica Raquel Rolnik

Na conversa com o Fazendo Media, Rolnik faz uma retrospectiva histórica sobre a questão das moradias e traz elementos específicos das remoções em São Paulo e no Rio de Janeiro. Critica o programa Minha Casa Minha Vida, e fala que a operação Lava Jato não está levando em conta o maior dos impactos da corrupção…

“A casa grande se restabeleceu com muita força”, diz Mino Carta

Na entrevista ao Fazendo Media, o veterano jornalista Mino Carta fala sobre a atual conjuntura política, as virtudes e erros de Lula e analisa a mídia tupiniquim. Segundo ele, aquilo que chama de casa grande, que representa os interesses de uma elite nacional, voltou ao poder com veemência e fará com que nosso país volte ao seu passado dependente, mais desigual e injusto…