Terapia Comunitária Integrativa promove congressos em Ouro Preto

foto“Quando a boca cala o corpo fala, quando a boca fala o corpo sara”

VIII Congresso Brasileiro e V Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa – Centro de Convenções da UFOP, Ouro Preto, 16 a 19 de setembro de 2015

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) foi criada na década de 80, no Ceará, pelo Dr. Adalberto Barreto, professor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, Doutor em Psiquiatra e Antropologia, além de formação em teologia. É hoje conduzida por mais de 7 mil profissionais capacitados por meio da Associação Brasileira de Terapia Comunitária – ABRATECOM. É conduzida em diversas regiões do Brasil e em alguns países da Europa, África e América do Sul.

A dinâmica da TCI se dá por meio de rodas de conversa, onde as pessoas podem falar de seus sentimentos e dificuldades, num espaço de acolhimento, escuta e vínculo. Nessas rodas as pessoas são convidadas a partilhar experiências de vida, num ambiente de respeito às diferenças e à diversidade. Nesse processo todos são co-responsáveis na busca de soluções para sofrimentos e problemas do cotidiano, sejam de ordem pessoal, profissional, familiar e/ou social.

Nas rodas de TCI as pessoas têm a oportunidade de desenvolver o processo de resiliência, aprendendo que ao superar obstáculos, adversidades e sofrimentos na vida podem se tornar mais fortes.

O Congresso

O VIII Congresso Brasileiro e V Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), promovido pela ABRATECOM, será realizado na cidade de Ouro Preto/Minas Gerais, no período de 16 a 19 de setembro de 2015.
organizado pelos Polos Formadores em TCI de Minas Gerais: MISC Minas, Misc dos Vales, Afinando a Vida e Caifcom/Sul de Minas, com o apoio dos demais Polos Formadores e Polos de Cuidado do Brasil.

Os congressos de TCI proporcionam aos participantes reavivar e reforçar vínculos. Têm o intuito de promover e valorizar esta forma de ação cidadã que se realiza sempre em parceria com outras entidades, como pastorais das igrejas, associações de moradores, secretarias de saúde, universidades, etc. E ainda se tem a possibilidade de aumentar o conhecimento e trocar experiências com pessoas de diferentes lugares do Brasil e dos países onde a TCI é praticada.

Público alvo

Terapeutas Comunitários formados e em formação, Médicos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Professores, Psicólogos, Agentes Comunitários de Saúde, Líderes Comunitários, e outros profissionais. Temos Terapeutas Comunitários das mais diversas profissões. Não é a profissão que define quem será Terapeuta Comunitário, mas sim o desejo de ajudar e acolher o outro.

Tema

A Terapia Comunitária Integrativa no enfrentamento da violência, dependência e estresse.
Eixos temáticos

I. A TCI na promoção da inclusão social;
II. A TCI na construção de vínculos solidários;
III. A TCI na promoção dos direitos humanos;
IV. A TCI no enfrentamento das dependências e no cuidado de si;
V. A TCI na redução do estresse na escola, na saúde e no trabalho.

Inscrições

http://www.congressotci2015.com.br/

Contato

luciano308@yahoo.com.br
miscminas@yahoo.com.br

Participe deste evento e aproveite para desfrutar da hospitalidade mineira e curtir o barroco de Ouro Preto.

Deixe uma resposta