Humanidade é prioridade

A vida é uma luta. Extremamente desigual para os/as de baixo, para quem trabalha, quem cria. Os setores parasitários e privilegiados têm tudo ao seu favor menos a ética. Desfrutam de vantagens, imunidades, impunidade. Violam…

Repalavra

Árduos tempos, de esvaziamento das palavras. Desde o poder se impõem expressões avessas à realidade, que são aceitas acriticamente até por aquelas pessoas que acreditam ser críticas do sistema. Aliás, há que ver o que…

Lula, o professor

Por Gustavo Conde O mundo inteiro resiste à chegada da real democratização dos sentidos, dos gestos e das práticas coletivas, viabilizado por um conjunto de plataformas que faz entrelaçar pessoas reais. Velharias institucionais, ferozmente politizadas…

Límites

Las personas son más que meros medios para la producción, el lucro, el mercado. Esto es lo que ha llevado a que fueran siendo generados a lo largo de la historia, medios para preservar la…

Resiliência liberta

Como é que pode o Brasil continuar mergulhado num quadro de criminalidade impune comandada ou ao menos acobertada pela própria justiça? Se não existe lei nem justiça, uma vez que os poderosos/as usam tudo ao…

O retorno da linguagem

Por Gustavo Conde O fanatismo intimida. Acaba por ser sedutor encarnar um idiota fanático, imune aos fatos e indiferente aos argumentos. Há um efeito de força nisso tudo – evidentemente fraudulento, mas ainda assim efeito….