Coerência

Tem coisas que a gente vai aprendendo com o tempo, e há uma hora em que é necessário dizer claramente o que se pensa. Tenho ido clareando para mim mesmo vários assuntos, que gostaria de…

Passado e presente

Esta manhã, uma frase que tenho escutado no contexto das reuniões da Terapia Comunitária Integrativa, me ajudou a descer e começar o dia. “Quando a reação é desproporcional ao fato (presente) não estou reagindo ao…

Dilemas do Rio

Comunidades, autoridades e especialistas analisam os efeitos das ações nas favelas e o longo caminho para superar uma história de corrupção e violência policial, de capitulação para o crime e de omissão do estado. Confira conteúdo expandido para o site da Revista do Brasil. Por Ana Lúcia Vaz, Claudia Santiago, Gizele Martins e Sheila Jacob

Um dia na favela do Alemão: O que a mídia não mostrou

Diferente do dia-a-dia de uma favela, que sempre está lotada de gente, com crianças brincando pelas calçadas, alegria e música ao ar livre, trabalhadores e trabalhadoras voltando de seus trabalhos, e estudantes voltando de seus colégios, encontramos nas Favelas do Alemão pouquíssimas ruas com movimentação. O Alemão é um conjunto de 13 favelas, com aproximadamente 400 mil moradores (segundo informações das associações de moradores), localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro.