Editora Universitária da UFPB publica livro sobre a Terapia Comunitária Integrativa

A Terapia Comunitária Integrativa e a pesquisa ação/intervenção. Maria de Oliveira Ferreira Filha, Rolando Lazarte e Maria Djair Dias (orgs). Editora Universitária da UFPB, João Pessoa, Paraíba, 2019

Este livro é a segunda publicação de pesquisas sobre a TCI, e traz o resultado de quatro teses que utilizaram o método da pesquisa ação-intervenção para avaliar os efeitos da Terapia Comunitária Integrativa nos seus participantes. Ele se destina a terapeutas comunitários, público acadêmico, bem como gestores públicos.

Muitas vezes temos nos deparado com demandas de autoridades municipais, no sentido de comprovação dos resultados da TCI como ferramenta para redução do sofrimento psíquico, desagregação social, violência doméstica, alcoolismo, etc. Está dividido em três partes: na primeira apresentamos algumas reflexões relevantes para a compreensão do método de pesquisa utilizado em quatro teses de doutorado, além de outras investigações sobre a Terapia Comunitária Integrativa no contexto da política de saúde, tanto no âmbito da saúde mental como no das práticas integrativas e complementares.

Na segunda tratamos de ressaltar os resultados oriundos dessas investigações em forma de artigos científicos, contemplando os aspectos que focalizam o tema em questão, o problema, as hipóteses e objetivo, bem como o desenho de cada investigação. Cada um deles traz uma síntese da discussão sobre os resultados mais relevantes nos seus aspectos qualitativos e quantitativos.

Na terceira parte elencamos os instrumentos que foram utilizados para mensurar os efeitos da TCI, comparando o antes e o depois da intervenção. Tais instrumentos estão apresentados como anexos e trazem uma breve explicação sobre a forma como foram aplicados. Em resumo, todos os artigos avaliam os efeitos da TCI para melhorar a autoestima e restabelecer os vínculos, sem os quais não poderíamos avançar na direção do fortalecimento do cuidado que reanima a vida, cria mais esperanças e impulsiona as pessoas para atuarem como protagonistas e sujeitos de suas trajetórias de vida.

 

OBS: O livro custa R$ 60,00, com frete incluso. Para adquiri-lo entre em contato com a Profa. Dra. Maria de Oliveira Ferreira Filha, fone (83) 98862 – 3180 (whatsapp).

Um comentário sobre “Editora Universitária da UFPB publica livro sobre a Terapia Comunitária Integrativa”

Deixe uma resposta