Ativistas planejam enviar nova flotilha à Gaza

Da Agência Estado/Associated Press

Ativistas pró-palestinos disseram nesta quinta-feira (03) que estão organizando uma nova flotilha em outra tentativa de romper o bloqueio imposto por Israel à Gaza. A porta-voz do Movimento Gaza Livre, Greta Berlin, disse que seu grupo vai trabalhar com a Campanha Europeia para Acabar com o Cerco à Gaza para enviar pelo menos três embarcações de ajuda humanitária ao território palestino em setembro ou outubro.

Berlin convidou a organização não-governamental turca IHH a integrar a flotilha, apesar das alegações de Israel de que a ONG tem conexões terroristas. A IHH não está na lista de grupos terroristas dos Estados Unidos.

A porta-voz disse ainda que um cargueiro com mais de dez ativistas a bordo, incluindo a ganhadora do prêmio Nobel da Paz Mairead McGuire, está seguindo para Gaza, onde deverá chegar “no começo da próxima semana”.

Na segunda-feira, pelo menos nove pessoas foram mortas a bordo de um navio da IHH durante um ataque israelense à uma flotilha humanitária formada por seis embarcações, provocando reações de protesto em todo o mundo.

Deixe uma resposta