Parada do Orgulho GLBT-RIO é transferida para outubro

O Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual torna pública a mudança na data de realização da 12ª Parada do Orgulho GLBT-Rio 2007 – agora programada para domingo, 14 de outubro de 2007.

“A Parada do Rio já tem grande visibilidade no país e no exterior, mas resolvemos que seria estratégico – do ponto de vista turístico – e mais interessante para quem participa da Parada realizá-la próxima ao feriado de 12 de outubro. Com isso, garantimos uma festa da cidadania mais bonita, com segurança e com mais participação. Esse ano, estamos com uma campanha publicitária ousada e essa transferência nos dará, também, mais tempo para divulgar nosso evento aos quatro cantos do mundo”, explica Cláudio Nascimento, Coordenador de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Grupo Arco-Íris e Coordenador Geral da Parada do Orgulho GLBT-Rio 2007.

Primando sempre pela beleza da festa, pela missão de luta pelos direitos de GLBT e combate à homofobia e pela segurança do evento, tanto para os participantes quanto para os moradores do bairro de Copacabana, que acolhem com muito carinho e respeito desde 1995 a Parada, o Grupo Arco-Íris decidiu alterar a data.

Sobre a Parada do Orgulho GLBT-Rio

Tendo a orla de Copacabana como perfeito cenário, a Parada do Orgulho GLBT-Rio 2007 traz esse ano como principal bandeira a aprovação do projeto de lei que criminaliza a homofobia (PL 122/2006) em tramitação no Senado Federal. A campanha de promoção do evento esse ano vem com uma proposta ousada, visando à mobilização e à sensibilização de toda a comunidade GLBT e a sociedade brasileira em favor do respeito às diferenças e à diversidade sexual.

A Parada do Orgulho GLBT-Rio é a primeira parada realizada no Brasil (1995). Tem como objetivos celebrar o dia mundial do orgulho GLBT e reivindicar o reconhecimento dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Nos últimos anos, a Parada tem sido um instrumento de visibilidade e mobilização social no enfrentamento da homofobia no Brasil.

Em 2006, a Parada do Orgulho GLBT-Rio reuniu 800 mil pessoas, apesar do frio e da forte chuva que durou todo o dia e a noite, o que comprova o seu importante papel de mobilização política, sem perder a alegria e a espontaneidade – características do evento – constituindo-se assim, uma grande celebração pela liberdade, igualdade, democracia e pacifismo.

Para saber mais informações sobre a 12ª Parada do Orgulho GLBT-Rio, basta acessar o site do Arco-Íris (www.arco-iris.org.br) ou visitar a comunidade “Amigos do Grupo Arco-Íris” no Orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=845796). O Grupo Arco-Íris também já está cadastrando voluntários para apoiar na realização do evento – os interessados podem entrar em contato com a ONG nos telefones (21) 2238-8292 e 2208-2799 ou no e-mail arco-iris@arco-iris.org.br. Acesse também e faça parte da comunidade “Voluntários da Parada GLBT-Rio” (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12485634).

Informações para a imprensa
Márcia Vilella – Coordenação de Comunicação do Grupo Arco-Íris
12ª Parada do Orgulho GLBT-Rio 2007
Tels: (21) 8158-9692; 8158-9715; 2284-2475
E-mail: target@target.inf.br / http://www.target.inf.br / http://www.arco-iris.org.br

Deixe uma resposta