Obituário: “Obrigado pela luta, Heitor”

Marcelo Salles, Fazendo Media – Faleceu neste domingo, aos 83 anos, Heitor Manoel Pereira, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), devido a complicações cardíacas. Heitor, nascido no Recife, em 1925, foi um dos primeiros funcionários da Petrobrás, participou da campanha pela fundação da empresa, a partir de 1952, e sempre foi um defensor da soberania brasileira.

Foram 56 anos lutando em defesa das reservas de petróleo e gás. Eu costumava conversar com ele pelo menos uma vez por mês, geralmente por telefone, nos dias em que enviava o Fazendo Media para a Aepet imprimir. Ele era o presidente da Associação, mas se definia como um “soldado a serviço da independência do Brasil”. Graças a sua luta, articulada com outros setores, foi anulada a oitava rodada de leilões de gás e petróleo, em 2006. Uma vitória esmagadora contra as multinacionais e seus lacaios, que lucram com a pilhagem dos nossos recursos naturais.

Heitor era também um homem profundamente sensível à luta pela democratização dos meios de comunicação. Além de apoiar nosso jornal, ele investia pesado no programa Debate Brasil, gravado na Aepet e transmitido por mais de sessenta TVs comunitárias e universitárias do país. Outra iniciativa é o programa Faixa Livre, espaço que se define como “a verdade dos fatos sem o controle da grande mídia”.

Seu falecimento é, sem dúvida, uma grande perda. Sobretudo para aqueles que lutam por um país socialmente justo, livre da opressão imperialista. Todos nós somos um pouco órfãos daquele velhinho, que nos últimos meses já caminhava com dificuldades pelos corredores da Aepet. Fica meu reconhecimento pelo homem, sua vida e história, que se confundem com a História recente do Brasil. Um homem que poderia ter se aposentado e passado o resto da vida fazendo turismo, mas preferiu ficar na trincheira e lutou até o final pelo país que amava.

Deixe uma resposta