O sensacionalismo, como sempre

Por Tereza Rangel ,do site do ombudsman do UOL:

Internautas têm procurado a ombudsman para se queixar da forma como o UOL vem incentivando, desde a noite de ontem, o envio de fotos do acidente aéreo em São Paulo. Para eles, o UOL criou um clima de oba-oba em torno do acidente e fez um texto que convidava o internauta a “mostrar a desgraça que só ele viu”, como bem definiu Renato, cujo e-mail reproduzo abaixo.

“Esse negócio de ‘Tirou fotos? Mande’ no meio da tragédia de Congonhas é de um mau gosto descabido!!! Puxa vida, todos sabem que esse tipo de tragédia muitas vezes coloca o bom senso do jornalismo no lixo, que acabam se apresentando fotos que não deveriam ser vistas ou que pelo menos geram discussões terríveis sobre até onde o jornalismo deve ou não mostrar esse tipo de desgraça. Enfim, você bem conhece esse tipo de questionamento; aí o UOL coloca em quase todas as páginas do acidente dessa noite uma mensagem “Tirou fotos? Mande” como se fossem aquelas fotos de filhotes no zoológico ou da Parada Gay! E ainda o texto redigido dessa maneira sem o menor cuidado com a situação! Como se dissesse: “mostre a desgraca que só você viu”. Terrível!”, por Renato

Uma das fotos enviadas por internautas foi parar na home page do portal, sob o título “flagra de internauta: pessoa pula de prédio em chamas”.

Detalhes da farsa e da polêmica aqui e nos comentários dos leitores.

Deixe uma resposta