O nome disso é RACISMO. Vergonha do racismo da @SporTV e da @rede_globo

O nome disso é RACISMO. Vergonha do racismo da @SporTV e da @rede_globo. Governo brasileiro deveria pedir desculpas oficiais e notificar emissora.

Veja o vídeo acima e leia no texto de Cristina P. Rodrigues:

Racismo na SporTV
Racismo na SporTV

“O jornal paraguaio La Nación diz que a Laranja Mecânica foi responsável por “acallar a la soberbia brasileña”. E por “brasileira” ele se refere à Rede Globo, não ao país como um todo, como fica claro logo nas frases seguintes. A crítica se dirige especialmente à SporTV, canal fechado que pertence à emissora e que divulgou um vídeo desrespeitoso [acima] à Seleção Paraguaia e ao Paraguai, a seu povo.

O desrespeito vai além do futebol, segundo o jornal: “ironizan sobre nuestras comidas y nuestras costumbres”, em linguagem debochada. O único valor paraguaio apresentado pelo vídeo é Larissa Riquelme, a “novia del Mundial”. Além de agressivo com os paraguaios, o curta é machista. Desvaloriza todo um povo e todo um gênero. As mulheres são vistas como objetos.

A matéria se coloca ao lado de Dunga pela resistência aos abusos da Globo. E completa: “La Naranja Mecánica se encargó así de hacer justicia y dar una gran lección a quienes tienen en el corazón una rabia innecesaria hacia una nación pobre pero digna”.

Mesmo que o grau de deboche fosse exagerado pelos paraguaios, chamaria a atenção que a Globo já vem recebendo críticas internacionais por conta da sua irresponsabilidade na forma de fazer jornalismo. Mas não é o caso, a ironia é de fato extremamente ofensiva. O vídeo trata o nosso vizinho como um país desprovido de quaisquer qualidades, feio, triste, pobre. É asqueroso.

Debochar de outros países extrapola os limites do esporte, do futebol, e avança no terreno político. São as relações internacionais brasileiras, são povos, são culturas. Pode haver diferenças, mas não há como definir melhores e piores. É aí que entra o respeito. Ou deveria entrar.

A Globo transferiu a ironia que dedica à política externa do governo Lula ao futebol. Fez mal, muito mal. E ficou bem feio.”

9 comentários sobre “O nome disso é RACISMO. Vergonha do racismo da @SporTV e da @rede_globo”

  1. Pingback: Tweets that mention O nome disso é RACISMO. Vergonha do racismo da @SporTV e da @rede_globo | Revista Consciência.Net: acesse a sua. -- Topsy.com

  2. Na boa, isso é um absurdo. Mesmo se fosse uma “reportagem” do Casseta & PLaneta, esse vídeo pegaria mal.

    O autor está certo: uma matéria dessas pode abalar relações diplomáticas. E o pior, a Globo foi fazer algo assim logo contra os paraguaios, a quem, covardemente, ajudamos a exterminar no século 19.

  3. Ajudamos a exterminar? Só se foi você. Não quero ser resposabilizado por algo que não cometi. O Paraguai que se levante e e deixe as coisas do passado, no passado.

  4. Hoje vi o video da SporTV: um absurdo, onde um preconceito tremendo se traveste de ‘humor’. Não teve graça, foi ofensivo e, na minha opinião, o Paraguai merece uma retratação por parte da emissora (direito e resposta).
    Isso não é jornalismo e nem é a maneira que os brasileiros costumam tratar estrangeiros.
    Minha solidariedade e respeito ao povo paraguaio.

  5. Caro Desloz,

    Vc deve imaginar que eu não tenho mais de cento e tantos anos, certo? Quando disse “ajudamos a exterminar”, me referi ao país do qual faço parte (e acredito que vc também) e que, infelizmente, tem essa mancha no currículo.

    Ademais, nenhum paraguaio, que eu saiba, mencionou a Guerra do Paraguai após a exibição desse vídeo. A bola foi levantada exclusivamente por mim. Portanto, dizer que “O Paraguai que se levante e e deixe as coisas do passado, no passado” foi um tanto sem sentido…

  6. Só p ficar claro: o Brasil não massacrou o Paraguai, quem o fez foi seu presidente francisco solano Lopez. Recomendo a leitura do livro: Guia politicamente incorreto da história do Brasil, de Leandro Narloch.

    Quanto ao vídeo: ridículo.

  7. tudo de ruim que acontece no mundo é culpa desses brancos doentes que acham que são perfeitos e saem matando e destruindo tudo por puro preconceito,porque são doentes, mais alguém se esqueceu de dizer pra eles que ninguém é perfeitos e todos somos iguais, esses racistas não gostam de ninguém nem deles mesmos!

  8. Que absurdo! Me deu até vergonha… eles falam como se o Brasil fosse muito melhor. Todo país tem problemas mas não é com esse tipo de atitude racista que vamos melhorar. São atitudes como essa que fazem com que os outros países se distanciem, criem uma certa antipatia do Brasil. Eu estou muito desapontada e realmente espero que o nosso país tenha uma opnião diferente.

Deixe uma resposta