(Com IPS/Al Jazeera, de Damasco)
Dezenas de milhares de sírios compareceram ao funeral de manifestantes mortos no centro da cidade de Homs, entoando palavras de ordem e exigindo a derrubada de Bashar al-Assad, o presidente do país.
Ativistas de direitos humanos dizem que as forças de segurança mataram pelo menos 25 manifestantes pró-democracia em Homs na noite de domingo, após a deflagração de manifestações contra o governo em todo o país. Cerca de 30 pessoas foram mortas.
Testemunhas disseram que as pessoas em luto cantavam “De beco em beco, de casa em casa, queremos derrubar você, Bashar” e “Com liberdade ou morte, as pessoas querem derrubar este regime”.
O protesto foi o maior a atingir esta cidade de importância estratégica, a terceira maior da Síria, desde que os protestos começaram há um mês.
Jornalista, 38, com mestrado (2011) e doutorado (2015) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É autor de três livros: o primeiro sobre cidadania, direitos humanos e internet, e os dois demais sobre a história da imigração na imprensa brasileira (todos disponíveis clicando aqui). Atualmente é estudante de Psicologia. Acesse o currículo lattes clicando aqui. Acesse também pelo Facebook (fb.com/gustavo.barreto.rio) e Twitter (@gustavobarreto_).