Leonardo Boff e Chico Buarque são alguns dos intelectuais e artistas que assinam manifesto pró-Dilma

Chico Buarque. Foto: informes.org.brUm grupo de artistas e intelectuais liderados por Leonardo Boff, Chico Buarque, Emir Sader e Eric Nepumuceno está articulando adesões a um manifesto (a seguir), de apoio político à eleição de Dilma Roussef, candidata à Presidência do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo informações do site do PT, o documento convoca artistas a somarem forças para garantir os avanços alcançados.

O manifesto será entregue à candidata em um ato político, no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, no dia 18 de outubro, às 20h. Os autores da carta convocam a população a participar da atividade. A adesão poderá ser enviada para os e-mails emirsader@uol.com.br e ericnepomuceno@uol.com.br

Chico Buarque afirmou recentemente em entrevista à revista “Brazuka” que apoia Dilma, por sua ligação com Lula. Disse ainda que sua mãe – Maria Amélia, de 100 anos – e a de Caetano Veloso – Dona Canô Veloso – são eleitoras de Lula.
“Nossas mães são muito mais lulistas que nós mesmos. Mas não sou do PT, nunca fui ligado ao PT. Ligado de certa forma, sim, pois conheço o Lula mesmo antes de existir o PT, na época do movimento metalúrgico, das primeiras greves. Naquela época nós tínhamos uma participação política muito mais firme e necessária do que hoje”.

Segundo informações do jornalista Fernando Rodrigues, Chico Buarque falou brevemente sobre o tratamento da imprensa dado ao governo Lula. “Nem sempre é injusto, não há uma caça às bruxas. Mas há uma má vontade com o governo Lula que não existia no governo anterior”.

O compositor sempre se destacou na luta pelos direitos humanos, não só durante os anos do regime militar mas também a partir dos anos 80 – incluindo o apoio à democracia nos primeiros anos e ao Movimento dos Sem Terra brasileiro (MST), até hoje.

Leia abaixo o manifesto.

MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS PRÓ-DILMA

Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional.

Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desigualdade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada.

Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais.

Entendemos que é essencial seguir reconstruindo o Estado, para garantir o desenvolvimento sustentável, com justiça social e projeção de uma política externa soberana e solidária.

Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado.

Por tudo isso, declaramos, em conjunto, o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana.

Leonardo Boff
Chico Buarque
Fernando Morais
Emir Sader
Eric Nepumuceno

(Com informações e foto do informes.org.br)

20 comentários sobre “Leonardo Boff e Chico Buarque são alguns dos intelectuais e artistas que assinam manifesto pró-Dilma”

  1. Pingback: Tweets that mention Leonardo Boff e Chico Buarque são alguns dos intelectuais e artistas que assinam manifesto pró-Dilma | Revista Consciência.Net: acesse a sua. -- Topsy.com

  2. A cachaça curtiu o cérebro do Chico! É uma pena! Gostava dele e das músicas dele! Hoje gosto apenas das músicas! Estou em choque – ainda não consegui digerir isso! Tenho vídeo dele onde declara estar decepcionado com o governo Lula! Sempre soube que ele era petista – mas quando o PT ainda era uma esperança! Hoje, quando o PT se mostrou um antro de vagabundos, bêbados, mentirosos e corruptos, realmente é imperdoável que ele ainda seja simpatizante dessa gangue! Estamos numa democracia – cada um vota em quem quiser, mas é impossível (nesse caso, principalmente) não ficar decepcionado!

  3. Meu amigo Robson: não analiso partidos (aliás, sou apartidário)! Analiso as pessoas! Me desculpe, mas dizer que Dilma e Lula são melhores que o Serra ou FHC é de rolar de rir! Só bebendo muito mesmo para ver a coisa por outra ótica!

  4. Vc ta certo Albraga, Leonardo Boff,Chico Buarque,Fernando Morais,Emir Sader,Eric Nepumuceno é q estão errados,afinal de contas o Sol gira ao seu redor.
    Vc não bebe?? Aposto q nem fuma nem trepa tmb, coisa de direitista ressentido, engula os fatos meu caro, agora é PT na cabeça, c Dilma presidenta p consolidar nossa soberania enqnt nacao, enqnt os vende-pátrias falam só p si mesmos, um papo de surdo e mudo muito interessante esse o do PSDB, nao?!?!

  5. Meu caro criativo (Serruela é fantástico: você pensou nisso sozinho?)! É a quintessência da criatividade petista!
    Bebo e fumo sim, mas não em serviço – e jamais beberia durante o expediente se fosse presidente, que é o que o molusco faz para se turbinar, subir num palanque e falar merda para PTgélicos! Infelizmente tem que haver uma parcela da sociedade que tem que lutar pelos que não tem memória e sofreram lavagem cerebral! É a vida! Ah, e quanto a trepar, não vou baixar o nível para uma briguinha de bêbado de boteco de periferia – isso é bem Lula e não vou me rebaixar! De qualquer forma, sorte para todos e que quem vencer as eleições exerça o cargo com dignidade!

  6. Entre Serra mil caras e Dilma duas caras, prefiro debater futebol. Mas concordo que PT ainda eh menos pior. Tambem acho que devemos respeitar posicoes contrarias e nao trata-las como sinal de defasagem mental ou coisa do genero.

  7. O que não tem governo
    Nem nunca terá!
    O que não tem vergonha
    Nem nunca terá!
    O que não tem juízo…

    Mas certamente, melhor ser governado pelo corrupto PT ao medíocre PSDB!!

  8. Compartilho com vocês outros manifestos que circulam pela net:

    Manifesto de reitores de federais:
    http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4221:grupo-de-reitores-de-universidades-federais-fazem-manifesto&catid=58&Itemid=100012

    Manifesto de professores universitários em Defesa da Educação Pública
    http://emdefesadaeducacao.wordpress.com/2010/10/15/manifesto-de-professos-universitario-em-defesa-da-educacao-publica/

    Manifesto dos engenheiros, arquitetos e agrônomos:
    http://gilsonsampaio.blogspot.com/2010/10/manifesto-dos-engenheiros-arquitetos-e.html

    Nos dois últimos ainda há como aderir.
    Abç

  9. ÀS vezes é necessário ser artista para ter uma sensibilidade apurada e saber a hora de fazer o que é certo. Chico elevou seu conceito para mim. Demonstra que é capaz de fazer a crítica quando necessária e fazer a escolha certa por ter uma visão mais ampla. Viva Chico! Viva a sensibilidade! Viva a arte!

  10. Acrescentando…Não somente Chico, mas Leonardo Boff cresceu também no meu conceito. Apesar de ter dado todo o apoio à Marina Silva que ficou propensa ao Serra, teve discernimento para apoiar Dilma e as propostas desse governo. Ele tem clareza e clarividência que sem esse governo da Dilma, nem Marina e nem outro governo que queira justiça social nesse país terá vez. É hora d earregaçar as mangas!

  11. Nossos vaidosos “intelectuais” com todo a sua orgulhosa prepotência, revelam toda sua insensatez se comportando igualzinho ao bando de intelectuais que se uniu para apoiar um sujeito chamado Lênin, conferindo a pecha de “justiça social herdada” ao discurso comunista de Stálin, que representou a égide sob a qual foi ordenada a execução de pelo menos 20 milhões de pessoas, o que ficou conhecido como o segundo maior banho de sangue da história, ficando logo atrás da revolução de Mao-Tsé-Tung. Chico ficou down e Niemeyer um gagá. Não admira a massa de manobra repetindo seus pronunciamentos “de cór e salteado” acreditando que sua liberdade está assegurada… Que Deus nos ajude!

  12. Minha cara Manu,eu como socialista e de esquerda-confesso, digo que o maior banho de sangue da humanidade foi feito pela direita nazista e pelos EUA.Além disso, o neoliberalismo do PSDB, ao longo do mundo, é responsável pela miséria e fome, que mata muito mais.

  13. esse é o famoso “CHICO PINGA FOGO”, é tbm dos letrados,talentoso q apoia o PETÊ e cia.Será q dá vergonha apoiar um povo q fez tanta corrupção, q está com a pior espécie politica do Brasil, SARNEY, JADER,JUCÁ EX DE FHC, RENAN EX MINISTRO DA JUSTIÇA DE FHC,PAULINHO DA FORÇA SINDICAL,COLLOR AGORA TBM DO GRUPO,,HUM O DIVINO COLLOR DE MELLO, C PEDIGREE ESPECIAL,ROSEANA, LOBÃO NOSSA, O NOME JÁZ DIZ, CABRAL, PAES, NETINHO, O TERROR DAS MULHERES,ESSE LEONARDO BOFF..HUM CRISTÃO, FREI BETO (AQUELE Q ENTREGOU MARIGUELA P MILITARES) FERNANDO MORAIS,EMIR SADER,

  14. CONTINUANDO…ESSE EMIR SADER,TÃO PREPARADO, ASSUMIDADE NA SUA ÁREA,SERÁ QUE ELES OS ARTISTAS, INTELECTUAIS,ESCRITORES,PROFESSORES DE NOME INTERNACIONAL, “NÃO SENTEM VERGONHA” DE APOIAR ESSA L.A.I.A DE VESPELHOS E AVES DE RAPINA.AGORA TBM N É SANTO NÃO, COMO N VOTO EM NENHUM DELES, FCO LIVRE P FALAR. “NUNCA N HISTÓRIAS DESSE PAIS HOUVE TANTA CORRUPÇÃO, DESVIOS, SUJEIRAS, ESCANDALOS DE TDA ESPÉCIE, CARGOS COMISSIANDOS P CUMPANHEIROS C SALÁRIOS ACIMA DE 10.000 REAIS E DANDO 30/40 AO PARTIDO, DA N SUADO TRIBUTO.E ESSE POVO LETRADO, INTELIGENTE, DE EXPRESSÃO, CATÓLICOS COMO ESSES DOIS FREIS, AMIGOS INTIMOS DO FIDEL, Q VERGONHA, Q EXEMPLO VCS DÃO AOS JOVENS P FUTURO DO BRASIL, Q ROUBAR,DESVIAR,FAZER NEPOTISMO, FAZ A PRÓPRIA FAMILIA, COM DINHEIRO DO POVO.E FALAM C SÃO COMUNISTAS/SOCIALISTAS..KKKKK…SÓ AQUI MESMO NO BRASIL, ONDE OS BABACAS ACREDITAM E VOTAM NESSE POVO.C CERTEZA ESSES TALENTOS DA CULTURA BRASILEIRA, TBM TEM UMA MAMADINHA NA TETA DA MÃE PÁTRIA??DEVIAM DOAR PARTE DE SEUS CACHES E OUTRAS RENDAS AO H DO CANCER DE BARRETOS, ONDE OS POBRES S CURADOS DE GRAÇA E TEM TRANSPARENCIA, ISTO É AJUDAR.LÁ N TEM O NOME DESTES FAMOSOS APOADORES DO PETÊ E TBM DOS FRADES.tEM DE MTOS ARTISTAS, ETC, GENTE DE CORAÇÃO E ABNEGADOS Q SE METEM EM POLITICA E AJUDAM TDO ANO, INCLUSIVE FIZERAM ALAS POR CONTA PRÓPRIA..PARABÉNS ESTES BENEMERITOS ARTISTAS E DEMAIS DOARES, AGORA O TIME DO PETE E CIA.FAZ AJUDA ENTRE ELES..KKKK E AS FAMILIAS, PURO NEPOSTIMO…DEUS SALVE O BRASIL, ESSA AMADA PÁTRIA..Q BRASILEIRO MESMO, N Participa do lucro, só petê e cia…c TEMER E DEMAIS…KKKKKUM DIA A CASA CAI E O DIABO AGUARDA EM FESTA????KKKKK

Deixe uma resposta