Ipea: Pobreza no Brasil continua a cair, mesmo com crise internacional

Estudo do Ipea aponta que a pobreza nas seis regiões metropolitanas não vem aumentando desde o início da contaminação do Brasil pela crise internacional. Leia mais.

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, divulgou hoje (19), às 14h30, o estudo “Pobreza e crise econômica: o que há de novo no Brasil metropolitano”. Pochmann participa do painel “A crise, a superação de obstáculos e as oportunidades”, do 21º. Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento Reis Velloso, no Rio de Janeiro (Edifício do BNDES, Av. Chile, 100).

O estudo já está disponível no site do Ipea (www.ipea.gov.br). Após a apresentação, o presidente do Ipea poderá falar com a imprensa presente no seminário e posteriormente por telefone.

Pobreza em queda

Segundo o estudo inédito, a pobreza nas seis regiões metropolitanas não vem aumentando desde o início da contaminação do Brasil pela crise internacional. Pelo contrário, registra-se, inclusive, a continuidade, até o mês de março de 2009, de sua queda.

Com base em informações das seis principais regiões metropolitanas do País (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre) e da Pesquisa de Emprego e Desemprego do IBGE, o estudo destaca os principais elementos que podem estar contribuindo para que a pobreza persiga, pelo menos até o momento, trajetória distinta da verificada em outras circunstâncias de crise econômica.

Entre as possíveis razões explicativas para a recente trajetória de pobreza metropolitana diversa de outros períodos analisados, encontram-se as políticas públicas. A elevação do valor real do salário mínimo e a existência de uma rede de garantia de renda aos pobres contribuem decisivamente para que a base da pirâmide social não seja a mais atingida, conforme observado em períodos de forte desaceleração econômica no Brasil.

Sobre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos. Site: www.ipea.gov.br

ASCOM/IPEA

Daniel Castro: (61) 3315-5334 e (61) 9119-2464
Marina Nery: (21) 3515-8578 e (21) 8863-2904

Deixe uma resposta