Google fará parceria com ONGs para controlar Orkut; serviço está ameaçado por excessos de brasileiros

A Google Brasil anunciou que, a partir de setembro, passará a responder como procuradora de sua matriz, o Google Inc., com sede nos Estados Unidos. Nos últimos anos, as autoridades brasileiras enfrentaram dificuldades para entrar em contato com a Google Inc. quando precisaram obter informações sobre crimes no Orkut. “Os dados continuarão sendo armazenados nos EUA, mas isso vai agilizar o processo de identificação dos responsáveis pela publicação dessas informações”, afirmou o diretor geral da Google Brasil, Alexandre Hohagen.

A iniciativa mostra uma mudança de postura da empresa, acusada de dificultar a punição de crimes cometidos via internet. A subsidiária brasileira sempre alegou que não poderia repassar dados solicitados pela Justiça, porque as informações estavam nos servidores da Google Inc. nos EUA. Por isso dizia que as solicitações deveriam ser feitas à matriz, o que atrasava a obtenção dos dados solicitados pelas autoridades. Saiba mais no Em Dia Com A Cidadania.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o Orkut poderia fechar suas atividades no Brasil ou pelo menos limitar o acesso de internautas brasileiros. A informação foi obtida pela Folha na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia. As pessoas ouvidas pediram anonimato por se tratar indiretamente de uma questão jurídica em andamento. Em conversa por telefone, a diretora jurídica do Google, Nicole Wong, disse que “nenhuma hipótese está descartada”, mas que a empresa “está muito feliz em prover esse serviço ao Brasil e gostaria muito de poder continuar a fazê-lo”. Leia mais aqui.

Deixe uma resposta