Glosa a partir de versos do poema Lua Adversa, de Cecília Meireles

Imagem gerada por IA

 

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua…
Perdição da minha vida!

Cecília Meireles

 

Tenho fases, como a lua
Minguo e fujo das pessoas
Porque não as acho boas
Escondo minh’alma nua

Às vezes quero ser invisível
Fases de andar escondida,
Fico sempre adormecida
fase que sou mais sensível

De repente, torno-me plena
Quero ser somente tua
fases de vir prá a rua…
Linda, airosa e serena

A poesia bela é parida
Vou te procurar no mundo
Amo-te, nobre vagabundo
Perdição de minha vida!

AnnaLuciaGadelha analuciagadelha.pb@gmail.com

10 comentários sobre “Glosa a partir de versos do poema Lua Adversa, de Cecília Meireles”

    1. Suas palavras são um presente. Um “comentário excelente” como o seu é a melhor recompensa para a alma que se expõe no verso. Muito obrigada pela gentileza e pelo olhar atento.
      ]

  1. O ser humano é mutável e o amor é o maior agente de transformação pessoal. Versos que demonstram o quanto o homem pode ser uma criatura volátil.

    1. Sua leitura é muito perspicaz! É exatamente essa a essência. Agradeço por ter captado com tanta clareza como a volatilidade humana expressa nas fases da lua é confrontada e transformada pela força do amor, tornando-se o maior agente de mudança pessoal.

  2. Linda inspiração aproveitando o mote de Cecília Meireles. Ora, se a vida possui seus cíclos é natural que o ser humano tenha suas fases. Para os homens algumas vezes é bem difícil entender certas fases porque passam as mulheres, contudo, o que nos cabe é respeitar. Ah, e se ela for uma poeta com seus versos vamos nos deleitar. Parabéns!

    1. Seu comentário é de uma sensibilidade imensa. Fico feliz que a poesia tenha tocado nessa verdade sobre as fases da vida e a necessidade de respeito. E sim, às vezes os versos são o único lugar seguro para a “alma nua”. Muito obrigada pelo carinho e pelos parabéns!

    1. Perfeito! É exatamente sobre isso: a validade e a beleza das nossas variações. Fico muito feliz que a poesia tenha transmitido essa mensagem de autoaceitação. Seu comentário é muito perspicaz!

    1. Exatamente! A poesia é meu jeito de dizer que tudo bem ser lua, minguar, crescer, desaparecer e brilhar. Que possamos sempre respeitar nossos ciclos.

Deixe uma resposta