
Nota destaca trajetória de Lula e relaciona apoio à defesa das liberdades, da Constituição e dos interesses do Brasil.
Do site Lula.com | Notícias • Setembro de 2026
Mais de um século de história ajuda a explicar uma escolha no presente. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) anunciou, nesta terça-feira (08/09), apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apontou a defesa da democracia, das liberdades e da soberania nacional como fundamentos de sua decisão.
Em nota assinada pelo presidente Octávio Costa e pela vice-presidente Regina Pimenta, a ABI afirma que a posição é coerente com os princípios que orientam sua atuação desde 1908. Entre eles, a defesa do Estado Democrático de Direito, das instituições, das liberdades políticas, da liberdade de expressão e de imprensa, dos direitos humanos e das minorias e da independência do Brasil.
A entidade relaciona esses compromissos à trajetória política de Lula e ao exercício de seus mandatos. Segundo a nota, o presidente se mantém, “independentemente de qualquer juízo partidário, em sintonia com os princípios que defendemos”.
A ABI também dedica parte do documento à defesa da ordem constitucional. “Condenamos golpes ou tentativas de golpes de Estado que violam a Constituição”, afirma a entidade, que também se posiciona contra tentativas de livrar autores e cúmplices das punições previstas.
A soberania nacional é outro ponto central da manifestação. A ABI critica posições que considera favoráveis à subordinação do Brasil a interesses externos. “Claramente pregam a submissão do nosso país e a entrega de nossas riquezas a uma potência estrangeira”, diz a nota.
Para a Associação, o apoio a Lula segue o mesmo fio de sua história, construída na defesa da democracia, da liberdade de imprensa, dos direitos e da independência do Brasil.
Confira a íntegra da nota:
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), fiel à sua história e aos princípios que orientam sua atuação desde 1908, reafirma, neste grave momento em que vivemos, seus compromissos com o Estado Democrático de Direito e com a soberania nacional. O que pressupõe a defesa incondicional da democracia e de suas instituições; das liberdades políticas; das liberdades de expressão e de imprensa; dos direitos humanos e das minorias e da independência de nosso país.
Coerentes com nossas lutas, condenamos golpes ou tentativas de golpes de Estado que violam a Constituição, assim como as tentativas de livrar seus autores e cúmplices das punições a que estão sujeitos.
Rejeitamos, assim, os discursos e as práticas de candidatos a presidente da República que colocam em risco a democracia e os direitos do povo brasileiro, são coniventes com o golpismo e com golpistas e claramente pregam a submissão do nosso país e a entrega de nossas riquezas a uma potência estrangeira.
Por isso, a ABI manifesta seu apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se mantém, em sua trajetória política e no exercício de seus mandatos, independentemente de qualquer juízo partidário, em sintonia com os princípios que defendemos.
Rio de Janeiro, 8 de setembro de 2026
Octávio Costa – presidente
Regina Pimenta – vice-presidente
Associação Brasileira de Imprensa
Recomendados pra você
Lula 3 tem menor inflação acumulada desde o surgimento do Real
Houve deflação em agosto e, desde 2023, índice soma 17,9%. Presidente superou o próprio recorde, registrado no segundo mandato
13 ações essenciais da gestão Lula no Rio Grande do Sul
Estado recebeu R$ 132 bilhões para reconstrução após enchentes, teve a rede de proteção social reforçada, bateu recordes no Farmácia Popular, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida e 228 mil estudantes receberam o Pé-de-Meia
Lula defende mandato para ministros do STF e nova reforma do Judiciário
Em entrevista ao SBT, presidente defende novos critérios para a magistratura e afirma que eventual reforma deve ser discutida com a sociedade

Seja um porta-voz
Seja porta-voz, compartilhe conteúdos ou contribua com o que puder.
