BNDES vai no sentido oposto do encontro nacional ‘Diálogos e Convergências’

Do site Plataforma BNDES

O Encontro Nacional de Diálogos e Convergências entre Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo, reuniu 300 pessoas em torno de uma carta política, divulgada na última quinta-feira (29/09), por um modelo de desenvolvimento mais justo.

A carta apresenta diretrizes bem distintas do que norteia o atual padrão de projetos financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expansão do agronegócio e grandes projetos de infraestrutura são dois exemplos citados pelos signatários da carta do Encontro, vistos como responsáveis por massivos deslocamentos de pessoas e pela progressiva deterioração da saúde coletiva.

Ato místico que abriu o evento com cantorias e palavras de esperança. Foto: Alan Tygel.

No mesmo dia da divulgação da carta, no entanto, o BNDES anunciou a aprovação de um empréstimo-ponte no valor de 1,7 bilhão de reais para a logística de transporte de etanol no país. Os impactos deste setor do agronegócio brasileiro foi objeto de análise de uma extensa publicação da Plataforma BNDES, ainda em 2008, quando da retomada das políticas de promoção do álcool para o padrão oficial de desenvolvimento brasileiro.

Como demonstra a carta do Encontro Nacional de Diálogos e Convergência, a crítica continua atual. “Ao alimentar esse padrão de desenvolvimento, o governo Dilma inviabiliza a justa prioridade que atribuiu ao combate à miséria em nosso país. Tendo como eixo estruturante o crescimento econômico pela via da exportação de commodities, esse padrão gera efeitos perversos que se alastram em cadeia sobre a nossa sociedade”, diz um trecho da carta.

Leia a íntegra da carta no site do Encontro Nacional Diálogos e Convergências.

 

Deixe uma resposta