Fabíola Ortiz, Agência Brasil – O secretário nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, se reuniu na manhã de hoje (21) com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e com autoridades da área de segurança pública para fazer um planejamento das ações de combate à violência e à criminalidade no estado do Rio de Janeiro.
De acordo com Biscaia, o governo federal se comprometeu a dar apoio logístico durante a implantação do projeto de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio. Entre as medidas que podem ser tomadas, caso haja necessidade, está o emprego da Força Nacional de Segurança (FNS) e da Polícia Federal (PF) para garantir a proteção de operários e da população.
O secretário adiantou que o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que abriga ações sociais, preventivas, mas também de repressão ao crime, será implantado em duas fases. A primeira é a de “pacificação de territórios”, ou seja, fazer com que o Estado entre em áreas que estão tomadas pelo crime. A segunda etapa é a das medidas sociais. Leia aqui na íntegra.