Aumenta o número de mortos em enfrentamentos com a polícia carioca

De acordo estatísticas oficiais da cidade do Rio de Janeiro, polícia matou 961 pessoas entre janeiro e setembro. Por Juliano Domingues, da Radioagência NP.

A polícia do Rio de Janeiro (RJ) mata sete pessoas a cada dois dias. A informação é da estatística oficial da cidade, que computa o número de mortes causadas pela violência resultante da suposta reação do criminoso à abordagem policial. De janeiro a setembro, a polícia do Rio matou ao menos 961 pessoas, número que faz dela uma das mais violentas do mundo.

Comparada com o mesmo período de 2006, a polícia carioca matou 154 pessoas a mais. Enquanto aumenta o número de mortes, diminuiu o de presos. Até 30 de setembro, a polícia encarcerou aproximadamente 10 mil suspeitos, contra 13 mil no mesmo período de 2006.

O enfrentamento com traficantes é uma das características da gestão do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB). A polícia do Rio de Janeiro está hoje mais equipada. O embate com traficantes nas favelas agora é apoiado pelo uso habitual de helicópteros com atiradores e veículos blindados, os “Caveirões”.

A última operação da polícia militar carioca, realizada no dia 16 na favela da Coréia (zona oeste do RJ) e que utilizou dessas novas armas, resultou em 12 mortos, entre eles um menino de quatro anos atingido em sua casa por uma bala perdida.

Deixe uma resposta