Ato Público em BH contra o AI-5 digital

Clique na imagem para ampliar ou acesse ww.ai-5digital.blogspot.com

A Internet é uma rede de comunicação aberta e livre. Nela, podemos criar conteúdos, formatos e tecnologias sem a necessidade de autorização de nenhum governo ou corporação. A Internet democratizou o acesso a informação e tem assegurado práticas colaborativas extremamente importantes para a diversidade cultural. A Internet é a maior expressão da era da informação.

A Internet reduziu as barreiras de entrada para se comunicar, para se disseminar mensagens. E isto incomoda grandes grupos econômicos e de intermediários da cultura. Por isso, se juntam para retirar da Internet as possibilidades de livre criação e de compartilhamento de bens culturais de conhecimento.

No Brasil, um projeto substitutivo sobre crimes na Internet aprovado e defendido pelo Senador Azeredo está para ser votado na Câmara de Deputados. Seu objetivo é criminalizar práticas cotidianas na Internet, tornar suspeitas as redes P2P, impedir a existência de redes abertas, reforçar o DRM que impedirá o livre uso de aparelhos digitais. Entre outros absurdos, o projeto quer transformar os provedores de acesso em uma espécie de polícia privada. O projeto coloca em risco a privacidade dos internautas e, se aprovado, elevará o já elevado custo de comunicação no Brasil.

Nós, que somos mineiros, temos uma responsabilidade a mais em combater este projeto, por ser de autoria de um senador do nosso estado. Gostaríamos assim de convidá-lo a participar do Ato Público que será realizado no dia 1o de junho, às 19h30, e contará com um debate entre:

Sérgio Amadeu, Professor da pós -graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero em São Paulo. Militante do Software Livre e do Movimento Mídia Livre. Blog: www.samadeu.blogspot.com

Idelber Avelar, Professor na Tulane University, em Nova Orleans, EUA. Mantém o blog Biscoito Fino e a Massa, www.idelberavelar.com

Ato Público em BH contra o AI-5 digital
Local: Teatro da Cidade
Rua da Bahia, 1341
Centro – Belo Horizonte
www.ai-5digital.blogspot.com

Deixe uma resposta