Arquivos da Ditadura

USP e Arquivo Público do Estado publicam documentos da ditadura na Internet. Leia mais.

Criado por uma parceria do Arquivo Público do Estado e da Universidade de São Paulo, foi lançado o Projeto Integrado (PROIN), que disponibiliza ao grande público diversos documentos do período de 1924 a 1983. Coordenado pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro do departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, juntamente de Fausto Couto Sobrinho, do Arquivo Público do Estado, o projeto conta com diversos tipos de materiais divididos por categorias.

São milhares de fichas policiais, prontuários e dossiês, material originalmente coletado pelo DEOPS no seu período de atuação. Como o projeto inclui também fotos históricas, impressos e outros registros confiscados, o site conta com a cordenadoria do professor Boris Kossoy, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, responsável pelo banco de imagens do projeto.

O acesso ao site será gratuito, pelo endereço http://proin.usp.br. Utilizando sistemas de busca simples e acessíveis, os usuários poderão localizar qualquer material inventariado, incluindo a possibilidade de localização de presos políticos por nome, sobrenome etc. As buscas irão permitir localizar outros materiais, incluindo jornais, panfletos, livros revolucionários e o banco de iconografia, que incluirá fichas técnicas completas sobre cada imagem, de organização idealizada pelo professor Kossoy, que permitem conhecer um pouco mais sobre o contexto e história de cada imagem.

O lançamento do projeto coincidiu com a exposição iconográfica “Círculo Fechado: os japoneses sob a mira do DEOPS”, de curadoria de Kossoy com pesquisa de Márcia Yumi Takeuchi, na inauguração do Memorial da Resistência de São Paulo, no antigo prédio do DEOPS.

Para a organização desse material, a equipe conta com diversos pesquisadores, que vão de estudantes, graduados e professores, não se restringindo apenas à USP, cada um responsável por uma das áreas. O desenvolvimento do sistema do site ficou sob a resposabilidade da agência Digital Industry, com a direção de arte de Milena Issler.

Rodrigo Ortiz Vinholo
Assessoria de imprensa
rodrigo@digitalindustry.com.br

Deixe uma resposta