‘Antigos Imigrantes, Novos Estrangeiros’ é o tema do V Fórum de Imigração do Rio de Janeiro

'Antigos Imigrantes, Novos Estrangeiros' é o tema do V Fórum de Imigração do Rio de JaneiroEvento será nos dias 4 e 5 de dezembro no campus da Praia Vermelha da UFRJ e reunirá pesquisadores, estudantes e migrantes. Também acontece o II Encontro de Estudantes Estrangeiros.

O V Fórum de Imigração do Rio de Janeiro será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, no campus da UFRJ da Praia Vermelha. O evento, organizado pelo portal oestrangeiro.org e pelo PET-ECO (Programa de Ensino Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ), se consolida como um dos principais espaços de troca sobre a imigração do estado.

“Velhos Imigrantes, Novos Estrangeiros” é o tema abordado pelo Fórum nesta sua quinta edição. A proposta é investigar características e relações entre as diversas levas de imigrantes que vieram ao Rio de Janeiro e Brasil e continuam chegando. Exploraremos a forma como as vivências e experiências particulares dos estrangeiros se incorporam às dinâmicas da cidade e acabam pulverizadas em múltiplas esferas, inclusive a midiática.

No dia 4 (quarta-feira), reunimos pesquisadores do tema da imigração no Brasil em painéis interdisciplinares, com aportes da História e da Comunicação. As temáticas levantadas pela mesa serão debatidas por um grupo de imigrantes, nossos interlocutores privilegiados.

No dia 5 (quinta-feira), o Fórum abriu espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre imigração. Graduandos e pós-graduandos são convidados a trazer suas contribuições, que serão comentadas e debatidas em conjunto, sob a supervisão do coordenador do evento, Mohammed ElHajji – professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e estudioso da área de Comunicação, Imigração e Diásporas.

Em paralelo ocorre o II Encontro de Estudantes Estrangeiros, que promete suscitar muitas trocas entre jovens intercambistas vindos das mais variadas partes do mundo. E como a ideia esse ano é misturar linguagens, o Fórum reservou um espaço especial para o lúdico. Haverá exibição do documentário Walachai, de Rejane Zilles, e Juquinhada Intercultural com bandas estrangeiras.

Confira toda a programação e se inscreva: http://oestrangeiro.org/forumdeimigracao

Serão emitidos certificados mediante inscrição.

SERVIÇO
V FÓRUM DE IMIGRAÇÃO DO RIO DE JANEIRO / II ENCONTRO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO RIO DE JANEIRO

LOCAL: Auditório do CFCH – Campus da UFRJ da Praia Vermelha
DATA: 04 e 05 de dezembro de 2013
HORÁRIO: 09h às 20h

Deixe uma resposta