Aborto: metade da população desconhece a lei; Desmatamento, agronegócio e trabalho escravo estão interligados

Marcia de Almeida, Em Dia Com A Cidadania

Na semana em que a fiscalização apreende no Pará mais de 10 mil metros cúbicos de madeira derrubada, Lula diz que a Amazônia não pode ser um santuário, que as pessoas precisam comer e consumir – mas o desmatamento é todo feito por grandes empresas ou grandes fazendeiros. E, depois de vazar que vinha aí uma anistia para os desmatadores, Marina Silva rodou a baiana. De qualquer maneira, 24h depois disso tudo, o milho transgênico foi liberado e ficamos sabendo que o Brasil é o terceiro produtor mundial em transgênicos – o que é, no mínimo, uma derrota ambientalista.

O deputado Edson Santos (PT/RJ) foi escolhido para substituir Matilde Ribeiro, na Secretaria da Igualdade Social. Tudo bem, mas consta que, no seu primeiro mandato como vereador, Edson Santos teria praticado firmemente o velho nepotismo e empregado familiares no seu gabinete. Não é uma boa informação.

Dormimos no ponto, disse o presidente do Senado, Garibaldi Alves, sobre a decisão do Senado de zerar todos os processos que os senadores tenham antes da posse. Legal, né? Além de tudo o Senado Federal, um dia o exemplo máximo da hombridade nacional, agora é esconderijo oficial de possíveis criminosos, fraudadores, etc. Basta se eleger ou ser indicado suplente. Só que não foi nenhuma dormida no ponto, como sabemos e temos visto na casa-da-mãe-joana em que se tornou aquela casa.

Depois de muito espernear, acusar a Irlanda como mentora do embargo sofrido, o governo finalmente reconheceu que enganou a União Européia no quesito procedência da carne bovina, causa de tudo – um jeito muito esquisito de querer que o país seja respeitado e tratado feito gente grande.

Em São Paulo, o presidente do Orgulho da Parada GLBTT foi barbaramente espancado dentro da entidade. Até agora, ninguém sabe, ninguém viu e o PL 122-06, que criminaliza a homofobia, continua empacado mas ganhou relatora, a senadora Fátima Cleide (PT/RO), a favor da medida mas que continuará encontrando óleo na curva, jogado pelos evangélicos – que agora processam jornalistas que cumprem o ofício relatando e denunciando o que é necessário.

A tristeza da semana ficou por conta de Guga, jogando a toalha às lágrimas e se despedindo do tênis, e de Ronaldo Fenômeno, cujo futuro ninguém mais sabe.

Tendo em vista tudo isso, vá ao site www.emdiacomacidadania.com.br ver a surpresa semanal do Curtir Também É Cidadania e à nossa rádio: desde segunda-feira tem programação nova feita por Gil Tandeta, que pôs no ar seu grupo Studo Mudo.

Deixe uma resposta