50 famílias são brutalmente despejadas de prédio abandonado no Centro do Rio

Do NPC

Ocupação Guerreros Urbanos. Foto: CMI

As 50 famílias que ocuparam nesta segunda-feira (13) o prédio abandonado do INSS no Centro do Rio foram brutalmente despejadas numa ação conjunta da Polícia Federal com a Militar. Na operação cerca de 10 pessoas foram presas. O prédio está localizado na Av. Mem de Sá, 234.

Essas mesmas famílias já haviam sofrido um desalojo violento, há um mês, em outro prédio do INSS vazio há mais de 20 anos, no bairro do Santo Cristo.

É a terceira vez que o prédio da Avenida Mem de Sá, 234, é ocupado e desocupado. O INSS sempre faz questão da reintegração de posse do imóvel para deixá-lo às moscas e agradar o capital especulativo. Depois do segundo despejo, em 2009, o Instituto murou a porta do prédio.

Essas ações são normalmente feitas sem possibilidades de negociação por parte do INSS e sem intervenção em apoio aos sem-tetos das secretarias municipal e estadual de Habitação e do Ministério das Cidades.

O projeto de revitalização do centro do Rio de Janeiro e as obras de preparação para os mega eventos, como Copa e Olimpíadas, atende apenas a uma classe: os ricos. A expulsão dos pobres do centro já começou. Por isso, a ocupação Guerreiros Urbanos necessita de toda solidariedade daqueles que lutam por uma cidade mais justa.

Um comentário sobre “50 famílias são brutalmente despejadas de prédio abandonado no Centro do Rio”

  1. Pingback: Tweets that mention Agência ConsciênciaNet » Blog Archive » 50 famílias são brutalmente despejadas de prédio abandonado no Centro do Rio -- Topsy.com

Deixe uma resposta