Vila Quaxime: Moradores de Madureira são expulsos de suas casas pela prefeitura do Rio

Vila Quaxime: Moradores de Madureira são expulsos de suas casas pela prefeitura do RioContinua a investida da Prefeitura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro – com apoio do Governo Federal – contra a população que mora no caminho da “Transcarioca”, corredor expresso de automóveis que ligará a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional.

Desta vez foi a expulsão de moradores da Vila Quaxime, em Madureira. Este é o nome: expulsão. Deram o prazo de 3 dias para sair, sem indenização paga até o dia da expulsão.

Em sua casa, toda e qualquer pessoa faz investimentos. Constrói não só com tijolos, com financiamentos, mas com os seus semelhantes. Constrói relações que não podem ser reconstruídas de uma hora para outra e, a bem da verdade, podem não ter nunca mais seus vínculos reestabelecidos.

Estes vínculos são afetivos, mas também sociais. Muitas mães não têm com quem deixar seus filhos nos novos lugares de moradia – se é que terão um novo lugar, visto que a estratégia do aluguel social tem sido a de pagar os primeiros meses e atrasar ou não pagar nos seguintes. Como irão trabalhar? E os investimentos de infraestrutura feitos dentro de casa (pintura, construção de cômodos etc)? Serão indenizados?

Tudo isso em nome dos eventos internacionais que se aproximam. É um vexame internacional e será denunciado no Conselho de Direitos Humanos pela relatora da ONU de direito à moradia. Mais cedo ou mais tarde, eles terão que se explicar.

Por enquanto, seguem livres cometendo barbaridades, tais como ameaçar moradores que se negam a abandonar suas casas, um direito fundamental garantido pela Constituição, conquistado com muito trabalho e retirado à força pelo Estado.

Leia na reportagem e vídeo abaixo, de Patrick Granja para o jornal A Nova Democracia.

“Na manhã do dia 13 de abril, moradores da Vila Quaxime, em Madureira, foram atacados pela prefeitura do Rio em mais uma ação de despejo na zona norte da cidade. Os moradores, alguns no local há 30 anos, resistiram à operação e se negaram a sair do local. Segundo eles, nada além do famigerado aluguel social foi oferecido pelos gerenciamentos de turno como indenização. A covarde ação da prefeitura é parte do projeto para a construção do corredor expresso de ônibus transcarioca, que ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, a Penha, na zona norte.

Depois de muita resistência e muitas intimidações dos agentes de repressão do Estado, os moradores aceitaram sair em troca dos cheques do aluguel social. A prefeitura garantiu aos moradores que só iria intervir nas casas depois que os cheques fossem entregues. Contudo, a mobília dos moradores foi retirada e até o fim da noite nada havia sido pago pelo prefeito Eduardo Paes. A maioria dos moradores disse que só saiu temendo as ameaças da Polícia Militar.”

Um comentário sobre “Vila Quaxime: Moradores de Madureira são expulsos de suas casas pela prefeitura do Rio”

  1. Falando em Olimpíadas e Copa do Mundo… Na zona norte do Rio de Janeiro… A Prefeitura está promovendo uma covardia contra os moradores de Vicente de Carvalho, Irajá e região, ao querer mudar o projeto da Transcarioca no local, ao invés de fazer um viaduto como previsto e a estação ao lado do metrô, a prefeitura quer passar o BRT pela já sufocada Av Pr Martin Luther King e jogar a estação para Vila da Penha, para frente do Carioca Shopping, que segundo comentários “comprou” a mudança do projeto… Atenção MP queremos o projeto original que beneficia os que precisam e não um bairro isolado de classe média alta e longe do metrô.
    Cadê os vereadores, deputados da região para defender o povão que precisa do BRT e também não deixar o trânsito no local parar de vez!!! Queremos o Projeto antigo!!! Queremos o Viaduto e a Estação de Vic de Carvalho!! Pedimos a ajuda do MP, TCM, TCU, Defensoria Pública e outros, para manter o antigo projeto, assim como fizeram em Ramos-Olaria. Alô Rosa, Pedro Fernandes, Dionísio e Vera Lins chegou a hora de demonstrar que estão fechado com os moradores da região!!!
    Esta Covardia está ocorrendo na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, sede da final da COPA DO MUNDO DE 2014 E SEDE DAS OLIMPÍADAS DE 2016!!!

Deixe uma resposta