TV sueca lança documentário sobre o site WikiLeaks

Wikileaks

A rede de televisão sueca STV acaba de lançar um documentário sobre o site Wikileaks, o “Wikirebels”. Uma equipe da TV acompanhou por vários meses os bastidores da organização e entrevistou o fundador Julian Assange e o ex-funcionário Daniel Domscheit-Berg. Daniel anunciou nesta semana a fundação de um concorrente ao Wikileaks, o Openleaks.

Julian Assange permaneceu preso em Londres até hoje, quando foi liberado após pagar fiança. Na terça-feira (13), a Justiça aceitou liberá-lo, mas a promotoria sueca recorreu. Nesta quinta-feira (16) a corte britânica decidirá sobre o recurso que permitiria soltar Assange sob pagamento de fiança de 200 mil libras (R$ 535,3 mil).

O site WikiLeaks está no centro de uma polêmica por conta da divulgação de cerca de 250 mil comunicações diplomáticas sigilosas. Na segunda-feira (13), foram divulgados telegramas que indicam que o candidato derrotado à presidência da República, José Serra, prometeu tomar medidas para satisfazer os interesses das petroleiras americanas em relação ao marco exploratório do pré-sal. Ele negou as acusações.

Na última quinta-feira (9) o presidente Lula defendeu Assange e elogiu a iniciativa do australiano de “desnudar” a diplomacia. “Então, Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas”, disse.

Entre outras informações, o WikiLeaks ajudou a divulgar um manual utilizado pelas tropas dos EUA que ensinava como humilhar e torturar seus detentos, de modo que revelassem informações para os americanos.

Revelou ainda, por meio de um relatório confidencial de 2006, que a empresa multinacional Trafigura despejou resíduos tóxicos na Costa do Marfim, causando danos à saúde de dezenas de milhares de pessoas. Assange denunciou ainda, à época, uma mordaça imposta à mídia do Reino Unido.

Outro escândalo revelado foi a corrupção no sistema financeiro da Islândia, em 2008, causando sérios danos à economia do país. Em 9 de outubro de 2008, o Kaupthing Bank HF foi forçado à falência pelo governo – poucos dias após uma crise no Landsbanki ter o levado ao controle do governo. Devido à crise, que afetou todo o sistema financeiro islandês, todas as negociações nos mercados de capital do país foram suspensas em 13 de outubro de 2008.

No dia 29 de julho de 2009, no entanto, o Wikileaks expôs um documento confidencial de 210 páginas revelando que o Kaupthing fez empréstimos entre 45 milhões e 1.250 bilhões de euros. O documento vazado pelo site revelou que o banco havia emprestado bilhões de euros para os seus maiores acionistas, incluindo um total de 1.43 bilhões de libras para uma das maiores empresas do setor financeiro no país, a Exista, e filiais que possuem 23% do banco. Após a revelação, executivos foram presos e a legislação pró-liberdade de imprensa evoluiu, se tornando um exemplo para o mundo.

Um dos mais incríveis vazamentos mostram cenas semelhantes às verificadas nas forças nazistas e fascistas do século XX: soldados norte-americanos matam a sangue frio, a partir de helicópteros, civis inocentes – incluindo dois repórteres da Reuters. “Você de fato vê nos relatos crianças sendo torturadas até a morte. Não é algo que se pode ler sem se afetar pelo que se está lendo”, diz um dos editores dos documentos da guerra do Iraque, em Londres. “A falta de respeito pela vida humana corre normalmente em todo o material”, aponta um documentarista.

Em um trecho, um helicóptero atiraria em um prédio vazio para destruí-lo. Subitamente, um homem se aproxima e passa pela calçada. Os militares americanos poderiam ter esperado. Eles não esperam. Em outro, um homem dentro de um carro é perseguido pelos militares no helicóptero. O homem sai e claramente se rende, de mãos para cima, deitado no chão. Os militares atiram.

Esses dados graves, que tiraram milhares de vidas em todo o mundo, são tidos por alguns analistas como “fofoca”.

O documentário Wikirebels está na íntegra abaixo, em inglês, ainda sem legendas.

Em outro filme – que também documenta com precisão o tema -, aos 17 minutos, é revelado que o jornal americano The Washington Post sabia das graves violações dos soldados americanos. E nada publicaram. O documentário foi produzido pela ABC Australia e distribuído pela Journeyman Pictures (assista clicando aqui).

(Com Jéssica Santos de Souza, da Rede Brasil Atual, e Gustavo Barreto, da Agência ConsciênciaNet)

Um comentário sobre “TV sueca lança documentário sobre o site WikiLeaks”

  1. Pingback: Tweets that mention Agência ConsciênciaNet » Blog Archive » TV sueca lança documentário sobre o site WikiLeaks -- Topsy.com

Deixe uma resposta