Encontro contou com a participação do médico psiquiatra Adalberto Barreto, idealizador da Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT) reuniu, nesta quinta-feira (30.03), cerca de 100 pessoas durante terapia comunitária realizada no Horto Florestal, no bairro Coxipó, em Cuiabá.
O encontro foi liderado pelo médico psiquiatra brasileiro criador da modalidade, Adalberto Barreto, professor da Universidade Federal do Ceará.
Durante a atividade, Adalberto explicou que existe um lado da vida que deve ser tratado como patologia, em que devem ser utilizadas as formas medicamentosas disponíveis. Já para o outro lado da vida, que causa dor na alma, desgosto, angústia e decepção, não há tratamento com remédio químico, segundo o médico.
“Esse tipo de sofrimento deve ser tratado pela comunidade usando recursos que ela mesma dispõe, como ervas medicinais, farmácias vivas, benzedeiras, rezadeiras, abraços e acolhimento”, diz o psiquiatra.
Fonte: Midia News
(31/03/2023)