Após 21 dias de acirrada disputa, a mineradora brasileira Vale foi eleita na quinta (26/1) a pior corporação do mundo no Public Eye Awards, conhecido como o “Nobel” da vergonha corporativa mundial. Criado em 2000, o Public Eye é concedido anualmente à empresa vencedora, escolhida por voto popular em função de problemas ambientais, sociais e trabalhistas, durante o Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos.
Tag: transnacionais
Lúcio Flávio Pinto, jornalista paraense que mantem o Jornal Pessoal (JP), via Agência Edital. Em 1980 a Companhia Vale do Rio Doce ainda era estatal (foi privatizada por FHC em 1997). Seu patrão era o…
Nesta sexta-feira (02/09), o jornal Estado de São Paulo circulou a notícia de que o BNDES se prepara para ser sócio da empresa Foxconn no Brasil. A fabricante do iPad e do iPhone da Apple é conhecida pelas denúncias de violar leis trabalhistas na Ásia. Um dos casos mais graves foi a onda de suicídios de trabalhadores ao longo de 2010, quando 14 pessoas tiraram a própria vida.
O Conselho de Segurança da ONU e a União Européia aprovaram sanções contra Muamar Kadafi. Ou seja, os poderosos do mundo se voltaram contra o ditador. Nessa situação, algumas forças de esquerda caem na tentação…
É batata! Aparece uma matéria maluca como essa da ligação Dirceu-Telebrás e é só esperar – em, no máximo, 48 horas, surge uma outra que revela o real objetivo da cascata. No caso da Folha,…
Diversas organizações sociais e sindicais do Canadá, Chile, Argentina, Guatemala, Peru e Moçambique estão convidadas para o 1° Encontro Internacional de Populações, Comunidades, Trabalhadores e Trabalhadoras atingidos pela Vale do Rio Doce. O encontro será…
Fábrica que contamina o Córrego das Pedras, no Espírito Santo, está construindo nova tubulação para jogar o efluente em outro rio. Por Winnie Overbeek, de Linhares (ES), para a Agência Brasil de Fato. Revoltados com…