Juliana Resende Silva de Lima elaborou parecer que isentou de responsabilidade o próprio marido, um dos comandantes de operação que resultou na morte do indígena Oziel Gabriel e dezenas de feridos.
Tag: mato grosso do sul
Segundo indígenas, “seguranças” (pistoleiros) da fazenda Cachoeira, município de Iguatemi (MS), armados com revolveres e espingardas dispararam tiros contra os barracos de lona, enquanto as famílias Guarani e Kaiowá dormiam.
As lideranças pedem às autoridades garantias para ficar no tekoha, pois foram expulsos por pistoleiros antes do relatório de identificação ter sido publicado pelo Ministério da Justiça.
Deuci Lopes, 17 anos, morreu atropelada na noite deste sábado (8) no corredor que liga Dourados a Ponta Porã (MS). Ela deixa um filho de dois anos, estava acompanhada do marido quando um caminhão carregado com bagaço de cana a atingiu arrastando-a por alguns metros. O caminhão pertencia à Usina São Francisco, que arrenda as terras, reivindicadas pelos indígenas do Apyka’i, de um fazendeiro.
Quatro homens encapuzados atearam fogo no carro do indígena Paulino Terena, liderança da retomada Pillad Rebuá, na madrugada desta sexta-feira (6). Atentado é atribuído a produtores rurais da região.
Com profunda indignação, o plenário da XX Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), reunida em Luziânia (GO), vem a público repudiar e exigir explicações do Ministério da Justiça e Presidência da República sobre as ameaças feitas pelo delegado da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul, Alcídio de Souza Araújo, contra a comunidade Guarani Ñandeva do tekoha — lugar onde se é — Yvy Katu.