Seminário na Alerj marcou Dia Internacional dos Direitos Humanos

Na última segunda-feira, 10 de dezembro, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho do Palácio Tiradentes foi palco para um grande seminário que lembrou o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Organizado por 12 entidades, a atividade teve duas mesas de debates, apresentações culturais e exibição de vídeo.

O evento, gratuito e aberto, contou com a participação de estudantes, professores e militantes. Organizações que se destacaram no ano de 2007 na luta pelos direitos humanos foram homenageadas. Na categoria ‘Comunicação’, o homenageado foi o Jornal Fazendo Media (www.fazendomedia.com).

Na homenagem ao Fazendo Media, o presidente da mesa, vereador Eliomar Coelho, leu o seguinte texto: “No momento em que a maioria das redações da grande mídia está entregue aos desmandos de empresas que insistem em colocar o lucro acima da vida, rendemos homenagem ao Fazendo Media que, em seus 4 anos de existência, faz valer o verdadeiro papel dos meios de comunicação – democratizar o saber, educar, investigar e denunciar a corrupção.”

Confira o que rolou:

9h30: Abertura

10h: Mesa de debates “A luta pelos Direitos Humanos no capitalismo”
Debatedores: Miguel Baldez (Najup/UCAM), Roberto Leher (Faculdade de Educação/ UFRJ), Elídio Marques (Faculdade Nacional de Direito/UFRJ) e Sandra Quintela (Programas Alternativos para o Cone-Sul).

13h: Lançamento do documentário “Elas da Favela”, que retrata as angústias e alegrias de seis mulheres numa das maiores favelas do Rio, o Complexo do Alemão.

14h30: Show de Hip Hop produzido pela Child Hope e Fundação São Martinho, com meninos que cumprem Medida Sócio Educativa.

15h30: Mesa de debates “As várias faces da luta pelos Direitos Humanos”
Debatedores: Marildo Menegatt (Escola de Serviço Social/UERJ), Cecília Coimbra (Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ), Fernanda Vieira (Rede Nacional de Advogados Populares / MST) e Dulce Xavier (Católicas pelo Direito de Decidir).

17h: Homenagem a 24 organizações que se destacaram na atuação pelos direitos humanos em 2007.
Iniciativa dos parlamentares Marcelo Freixo (deputado estadual, professor de História e Vice presidente da Comissão de Direitos Humanos/ALERJ), Chico Alencar (deputado federal, historiador e membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal) e Eliomar Coelho (vereador, membro da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro)

18h: Show de encerramento com o grupo Harmonia Enlouquece, formado por técnicos, usuários e médicos do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro.

A atividade foi organizada pelas entidades Justiça Global, Grupo Tortura Nunca Mais, MST, Instituto de Defensores de Direitos Humanos, Renap, Observatório de Favelas, Conselho Estadual de Serviço Social, Movimento Direito Para Quem, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Rede Rio Criança, Coordenação Regional de Estudantes de Direito, Projeto Legal e pelos mandatos Marcelo Freixo, Chico Alencar e Eliomar Coelho.

Deixe uma resposta