Seminário debate ensino voltado para a atenção básica

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves, participaram na quarta (18/7), em Brasília, da abertura do Seminário Internacional “Os Desafios do Ensino da Atenção Básica – Graduação em Medicina”, no hotel Blue Tree até o sábado (21/7). O objetivo do evento, organizado pelo Ministério da Saúde, foi discutir como adequar a formação do profissional de saúde às necessidades do SUS, na estratégia de serviços da saúde na atenção básica.

O seminário, que terá a participação de 38 instituições de ensino superior incorporadas ao Pró-Saúde, tem como meta estabelecer pontos importantes sobre o papel da universidade no aprimoramento do ensino de saúde voltado para a atenção básica. Serão apresentadas, ainda, experiências e estratégias internacionais voltadas para o ensino e pesquisa na atenção primária. O seminário tem como foco ampliar ainda mais o debate sobre a orientação na formação do profissional de saúde com a necessidade da qualidade no atendimento aos pacientes na Estratégia Saúde da Família. Outro ponto é discutir como os conhecimentos serão adequados à atenção básica e o papel da universidade nesse aspecto.

Estão sendo aguardados mais de 500 participantes, dentre gestores estaduais e municipais, docentes de medicina, estudantes, entidades fomentadoras de pesquisa, médicos da Estratégia Saúde da Família e representantes de entidades médicas. Participam, também, representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). É possível acompanhar o evento pela Internet clicando aqui.

Deixe uma resposta