SciELO dinamiza ferramentas de pesquisa

Da Agência Fapesp

Está no ar o novo portal do programa SciELO (Scientific Electronic Library Online). As mudanças, apresentadas oficialmente na cerimônia de comemoração de seus dez anos na quinta-feira (16/8), em São Paulo, incluem novos recursos de busca para o acesso integrado às coleções, por meio de diferentes tipos de filtros e categorizações, além de disponibilizar uma série de inovações – como os serviços personalizados, em que o usuário poderá receber artigos, notícias e outros serviços de acordo com seus temas de interesse.

A biblioteca eletrônica, que no Brasil é mantida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), permite acesso gratuito a artigos de dez coleções em oito países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Portugal, Espanha e Venezuela –, além de duas coleções temáticas nas áreas de saúde pública e ciências sociais.

Renato Murasaki, coordenador do Escritório de Projetos da Bireme, informou à Agência Fapesp que a principal novidade é a recuperação unificada de artigos, independentemente de qual coleção eles façam parte, o que era algo que representava dificuldades na versão anterior do portal. Segundo Renato, a partir de agora, será possível fazer uma única expressão de busca e trazer, em uma mesma interface, artigos de todas as revistas disponíveis na biblioteca. O SciELO conta atualmente com mais de 130 mil artigos em 452 títulos de periódicos certificados. (Com Agência Fapesp)

Visite o SciELO em www.scielo.br

Deixe uma resposta