RJ: Estado lança edital de cultura digital

Pontos de Cultura que possuam telecentros ou desenvolvam ações de cultura digital têm até o dia 14 de outubro para se inscrever no edital da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Serão selecionadas 15 propostas, que receberão trinta mil reais, cada, para o desenvolvimento de ações por, no mínimo, 6 (seis) meses. O edital contemplará quatro categorias de projetos: Comunicação, Formação, Expressões artísticas/culturais e Metareciclagem.

Mais do que trabalhar com tecnologias digitais, o projeto deve valorizar a participação ativa da comunidade local, não só como aluna, mas como parceira na construção das ações. Todo material produzido deverá ser disponibilizado gratuitamente na Internet, com licenças flexíveis. A opção por programas de código-aberto (softwares livres) também é parte fundamental do edital de cultura digital, pois permite que qualquer pessoa tenha acesso aos programas utilizados, podendo, inclusive, modificá-los.

A inscrição no Edital de Cultura Digital é gratuita e aberta a pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes ou sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e pode ser feita  através do preenchimento dos formulários de inscrição disponíveis no sítio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (www.cultura.rj.gov.br). Em caso de dúvidas sobre o edital, basta entrar em contato através dos telefones: (21) 2333-1403 ou através do e-mail: diversidade@cultura.rj.gov.br

Através do Escritório de Apoio à Produção Cultural, a Secretaria também auxilia os possíveis interessados na elaboração e enquadramento de seus projetos, além de fornecer orientações sobre o uso de programas livres em projetos culturais. Para entrar em contato com o Escritório, basta telefonar para: (21) 2333.4107 ou 2333.4108.

Saiba mais sobre o edital: http://www.cultura.rj.gov.br/editais/cp0142011.php

Veja as datas da caravanas de divulgação do edital: http://www.cultura.rj.gov.br/projeto/caravanas-de-divulgacao-dos-editais-20112012

Deixe uma resposta