Rio de Janeiro promove o 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio

Rio é candidato a sede do VELO-CITY em 2014Secretaria Municipal de Meio Ambiente formaliza proposta para sediar pela primeira vez evento internacional sobre a bicicleta como modal de transportes e promove biciRio para aquecer os pedais.

O Rio de Janeiro poderá agregar ao seu portfólio mais um importante evento internacional em 2014. A Secretaria de Meio Ambiente do Município entregou oficialmente ao comitê organizador da Conferência Internacional “VELO-CITY GLOBAL” a sua candidatura para sediar o evento em 2014. Essa conferência se realiza desde 1980 na Europa e congrega mais de 1000 cidades. É uma iniciativa da Federação Européia de Ciclistas, sendo o mais importante encontro sobre planejamento cicloviário do mundo!

Dentre os seus objetivos está o de fomentar o uso da bicicleta como modo de transporte não poluente, eficiente, saudável e ecológico, além de promover a sua maior utilização e integrar o planejamento cicloviário ao planejamento de transportes. Se a cidade do Rio de Janeiro for escolhida, será a primeira vez que uma cidade da América Latina sediará um evento desse porte. Dessa forma espera-se consolidar, propagar e difundir as práticas que envolvem esse meio de transporte e a sua inserção no planejamento das cidades do continente americano.

O último VELO-CITY aconteceu no primeiro semestre deste ano, em Sevilha, na Espanha, com a participação do Subsecretário de Meio Ambiente do município, Altamirando Moraes, que apresentou, durante o evento, o Programa da Prefeitura do para incentivar o uso da bicicleta como modal de transporte na cidade, e propôs a candidatura do Rio de Janeiro como sede do evento em 2014. O Rio conta hoje com 240 km de malha cicloviária em operação e mais 100 km em construção. Até 2012, a previsão é chegar a 300 km de ciclovias construídas, além do incentivo à instalação de bicicletários, pontos de aluguel de bicicletas e equipamentos de apoio e conservação das vias já existentes.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em sediar a VELO- CITY GLOBAL em 2014 vai ao encontro da política de incentivo às práticas ambientalmente sustentáveis da atual gestão municipal, que tem na duplicação de sua malha cicloviária um dos pilares de seu planejamento estratégico. O resultado da candidatura sai no início de 2012.

Segundo relatório publicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), os transportes rodoviários são a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa e representavam, em 2010, 37% do total das emissões. Para contribuir com a redução desses gases, a SMAC quer difundir a cultura do uso da bicicleta como modal de transportes.

Aquecendo os pedais

Para aquecer os pedais enquanto aguarda a confirmação da Cidade do Rio de Janeiro para receber o evento internacional VELO-CITY GLOBAL 2014, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) promove de 25 a 27 de Setembro, no Centro Empresarial Rio, o 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio.

O evento é parte de um conjunto de ações que estão sendo organizadas pela Prefeitura para a semana em que acontece em várias cidades do mundo o “Dia Mundial Sem Carro”, com o objetivo contribuir com a redução dos gases de efeito estufa, reforçando a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte. A programação do fórum, que será aberto com um passeio ciclístico pelas ciclovias da Zona Sul no dia 25 de setembro, domingo, é totalmente gratuita e prossegue nos dias 26 e 27 com palestras e visitas técnicas.

Para quem desenvolve trabalhos técnicos que abordem o uso da bicicleta como modal de transporte, o fórum representa uma boa oportunidade de divulgá-los. O comitê organizador está selecionando nove trabalhos para serem apresentados e debatidos no biciRio. Além disso, o evento também contará com visitas técnicas a duas das grandes ciclovias do Rio de Janeiro (Tijuca/Grajaú e Zona oeste). Para inscrições e mais informações, acesse http://www.bicirio.com.br.

biciRio – Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta

25, 26 e 27 de Setembro, Rio de Janeiro.

· 25 de Setembro – Passeio Ciclístico de Abertura, de 9 às 11h. Ponto de Encontro: Praia Vermelha, Urca.

· 26 de Setembro – Agenda Técnica: palestras e apresentação de trabalhos técnicos, de 8 às 19h30h. Centro Empresarial Rio. Praia de Botafogo, 228, 2º Andar – Pavimento de Convenções.

· 27 de Setembro – Visita Técnica às Ciclovias da Tijuca e Zona Oeste. (O inscrito deve escolher apenas uma).

Inscrições

www.bicirio.com.br

Contato

e-mail: secretaria@bicirio.com.br

http://www.facebook.com/biciRio
http://www.twitter.com.br/biciRio

Deixe uma resposta