Hoje: Reflexão sobre o jornalismo; Covardia contra os bombeiros; Aécio Neves e Lula

O jornalista como profissional paradigmático da modernidade (Isabel Travancas)Foi lançanda este mês a quarta edição do livro “O mundo dos jornalistas”, da pesquisadora e jornalista Isabel Travancas, com nova capa e prefácio de Alberto Dines. Esta edição, revista, reproduz a dissertação de mestrado da autora em Antropologia, publicada originalmente em 1993.

Indicado na bibliografia dos melhores cursos de comunicação do país, este livro faz uma análise minuciosa da profissão de jornalista. Abordando a rotina do repórter e a construção da identidade desse profissional, a autora compõe um rico mosaico, enriquecido com o depoimento de grandes personalidades, como Jânio de Freitas e Zuenir Ventura. Fundamental para estudantes e profissionais.

O livro pode ser adquirido clicando aqui.

Neste artigo (clique aqui), Isabel Travancas fala sobre o tema central da obra.

* * *
SOBRE COREIAS E DITADURAS. O Radar Global, blog do Estadão, cita a agência de notícias sul-coreana Yonhap para informar que um homem de 55 anos foi condenado no país por “retuitar” (reproduzir) mensagens de uma conta de um site pró-Coreia do Norte no Twitter.

Deve ser uma grave “violação da Lei de Segurança Nacional” por lá, visto que Cho – como foi identificado – foi condenado a 2 anos (!) de prisão. Segundo o Radar, a divulgação das mensagens do site Uriminzokkiri, mantido pelo governo norte-coreano, ocorreu de agosto a dezembro do ano passado.

* * *
COVARDIA CONTRA BOMBEIROS. Quando salvam vidas, são ‘heróis”. Quando reivindicam direitos, o Governo do Estado utiliza o método da covardia. A foto-cópia abaixo foi divulgada pela sempre bem informada jornalista Roberta Trindade.

Além da transferência de salva-vidas por participação em manifestação, a chamada “punição geográfica”, bombeiros têm que se acusar…

@robertatrindade: Covardia: além da transferência de salva-vidas, bombeiros q participaram de manifestação têm q se acusar...

* * *
QUESTÃO MAIS DO QUE ÓBVIA. Aécio Neves, líder da “oposição” tucana, é pego dirigindo sem carteira e se recusa a fazer o bafômetro. A questão mais do que óbvia é: e se fosse o Lula? (clique aqui) [A dica é do @RogerioTomazJr via @quantotempodura]

* * *
PENSAMENTO DO DIA. Alex (@alexpopst) no twitter: “O Socialismo tem bons argumentos, mas o Capitalismo tem essas TVs de 57 polegadas.”

Deixe uma resposta