Pistoleiros atacam indígenas Pataxó Hãhãhãe a mando de fazendeiros

Fazendo Santa Maria: indígenas Pataxó Hãhãhãe ameaçadosIndígenas Pataxó Hãhãhãe denunciam agressões depois de retomar área tradicional da terra indígena Caramuru Paraguasu, em disputa há mais de 28 anos no sul da Bahia. Relato de Fábio Titiá, do sul da Bahia

“Neste domingo (10) por volta das 6:30 da manhã homens fortemente armados atacaram a fazenda Santa Maria, aonde os índios resistiam em retomada. Chegaram de surpresa pela a frente da fazenda, se aproximando da sede e fazendo vários disparos contra os indígenas. Foi um desespero total, pois mulheres e crianças corriam desesperadamente e pedindo a Deus que nenhuma bala nos atinja. Foram efetuados vários disparos, os pistoleiros estavam todos de roupa pretas, alguns pareciam está de colete à prova de bala, relatam alguns índios que viram o rosto dos pistoleiros cobertos de toca parecendo ninjas.

As mulheres crianças corriam chorando e lamentando os parentes que ficaram para atrás, o maior medo era se alguns dos índios tivessem sido atingidos pelos jagunços. No momento do ocorrido os pistoleiros foram cercando a fazenda. Calcula-se que foram em torno de 15 carros, de onde foram divididos para as 5 fazendas, escutamos o comentário de que nas fazendas vizinhas está cheio de homens armados destinados a atacar os indígenas.

Queremos ainda descrever que os pistoleiros tentaram tirar os índios de outras fazendas, ou seja, das 5 fazendas retomadas de grande latifundiários, fomos obrigado a desocupar duas e atualmente os indígenas estão em três. Nessa áreas a quantidade de indígenas eram maiores e ouve uma forte resistência. Essas 3 áreas estão com bastante indígenas entre mulheres, crianças, idosos e homens. Hoje o povo Pataxó Hãhãhãe está se juntando para proteger os outros. Os fazendeiros são Josino e Tomais, que segundo as conversas que ouvimos nas cidades estão procurando homens que queiram trabalhar como pistoleiros para recuperar a sua fazenda que foi construída em nossa terra.

Queremos ainda declarar que em visita ao restante de mata atlântica, dentro dessas fazendas retomadas, os índios viram a crueldade que esses latifundiários estão fazendo nessas matas, muitas árvores estão sendo derrubadas para comercialização de madeiras. Vários animais silvestres tem sido mortos na caça predatória. Foram encontradas várias armadilhas que capturam esses animais, muitos rabos de animais tipo macaco, tatu, tamanduá… Isso nos deixou muito indignados. Essas fotos e o local dos desapontamentos as lideranças sabem e já acionaram o IBAMA, que anteriormente já tinha apreendido um caminhão de madeira e aprendido vários toras de madeiras extraídas de nossa mata.

Tudo isso pelo ambição de fazendeiros que não estão nem aí para o futuro da humanidade, pois destroem as matas sem compaixão, para fazer um grande pasto para criação de seus rebanhos de gados. Lembramos que muitos córregos foram secos nessa região, lembram os índios mais idosos.

Pedimos às autoridades, parceiros, simpatizastes e defensores dos oprimidos que nos ajude nessa luta, divulgando, pedindo às autoridades que façam logo o julgamento de nossas Terras, estamos cansados de ver o nosso povo morrer por emboscada e nenhuma justiça é feita. Parece que índios também são caça predatória. É horrível ver crianças crescendo sem conhecer os seu pais, porque muitos que defendem o seu povo têm a própria vida retirada. O nosso futuro colocamos nas mãos de Deus, ele é que tem nos protegido e desviado as balas que os pistoleiros tem lançado contra nós Pataxó Hãhãhãe. Queremos saber até quando nós vamos viver sofrendo e padecendo nessa terra que é nossa e que se encontra na mão dos fazendeiros para criação de gado. Fazendas que dava para ficar 50 famílias indígenas, vive apenas um fazendeiro, ou seja, a terra que deveriam servir para a sobrevivência de seres humanos serve apenas para engordar gado.

Ajude-nos nessa luta povo nação!”

COMUNIDADE PATAXÓ HÃHÃHÃE

Um comentário sobre “Pistoleiros atacam indígenas Pataxó Hãhãhãe a mando de fazendeiros”

  1. Pingback: Tweets that mention Pistoleiros de fazendeiros atacam indígenas Pataxó Hãhãhãe | Agência Consciência.Net -- Topsy.com

Deixe uma resposta