Parte da sociedade não quer pobres morando no centro das cidades, diz Lula

YGOR SALLES
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que o principal problema em relação à moradia nas principais cidades é político. Durante evento em São Paulo com moradores de rua, o presidente lembrou que há problemas para convencer as pessoas das classes mais altas de aceitar a ocupação de prédios vazios por sem-tetos.

“Tem uma parte da sociedade que não quer vocês morando no Centro”, disse Lula no encontro anual com os moradores de rua, da qual ele participa desde que assumiu o Planalto. “Neste país é assim. Todo mundo quer feira, mas não quer a feira na rua de casa. Todo mundo quer ponto de ônibus, mas não quer ponto de ônibus na porta de casa. Todo mundo quer delegacia, mas não quer próximo. Prisão, então, ninguém quer. Pobre é bom para a gente ver em filme, não para morar no prédio que a gente mora.”

Durante o evento, Lula assinou um decreto que criou a Política Nacional para a População em Situação de Rua, que cria um comitê interministerial para verificar as reinvidicações do setor, determina a inclusão dos moradores de rua nas contagens oficiais, fortalece da rede de albergues e a cria o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos dos Moradores de Rua –que terá a função de receber denúncias.

Leia a matéria da Folha na íntegra clicando aqui.

Deixe uma resposta