Palavras ao X Congresso Brasileiro da Terapia Comunitária Integrativa

Quero me dirigir às companheiras e companheiros da TCI reunidos em Salvador, BA, no X Congresso da Terapia Comunitária Integrativa.

Uma maneira de estar presente nesta rede a que pertenço e onde encontro um sentido muito forte para o viver.

Não faria um discurso, não é desta maneira como quero estar presente entre vocês. É tão somente fazendo chegar estas palavras a esse coletivo que cultiva e fortalece redes solidárias por esse Brasil afora e por esta Nossa América e além.

Encontrei e continuo a encontrar na TCI um espaço de humanização imprescindível para que eu recorde quem sou, donde venho, o que quero, quais meus valores e qual a minha história e projetos.

Identidade, memória e consciência. Sem isto nada somos. É isto, companheiras e companheiros.

Vivemos momentos em que os parâmetros da convivência e do respeito, a própria ordem institucional, foram quebrados por elementos contrários aos mais elementares princípios universalmente consagrados.

É tempo de continuar apostando na recuperação da pessoa e no fortalecimento do comunitário, como tarefas imprescindíveis para que o Brasil possa retornar ao sistema constitucional.

Reforçar a autoestima das pessoas que vêm sendo fragilizada de várias maneiras, recordar à pessoa o seu valor, a sua capacidade de vencer em toda circunstância, em ações solidárias em prol do bem comum.

Potenciar a resiliência. Manter vínculos saudáveis, na contramão da cultura do descarte, do individualismo e da indiferença.

Um comentário sobre “Palavras ao X Congresso Brasileiro da Terapia Comunitária Integrativa”

  1. Pingback: Palavras ao X Congresso Brasileiro da Terapia Comunitária Integrativa – LiberaPensado

Deixe uma resposta