Lembra quando você era criança e tudo parecia maior e definitivo, as brigas rompiam amizades dia sim dia não, seus ímpetos e impulsos não eram dotados de controle e pedir desculpas era uma tarefa muito difícil?
O filme de Spike Jonze entende a complexidade envolvida nesse momento e a traduz de forma inteligente e delicada, abarcando a seriedade e até o lado sombrio / sinistro da infância.
Max, um menino no auge de seus 10 anos de idade, foge de casa depois de uma discussão com sua mãe e se acha num dos universos de sua imaginação. Através deste parêntesis vivido por ele, pode se colocar de fora e aprender sobre si mesmo. Neste processo, nós, espectadores, nos lembramos e descobrimos um pouco mais sobre nós.
Diferente de muitos filmes direcionados ao público jovem, este não trata as crianças como idiotas, incapazes de tirar conclusões por si próprios. Ao contrário, nos oferece situações complexas e duras de se lidar e sentimentos com os quais nos debatemos a vida toda.
O diretor consegue criar um mundo infantil que não é nem idealizado nem extirpado de suas contraditoriedades. Ele entende a mente da criança e constrói em torno disso, dando as proporções necessárias às emoções e sem tentar passar mensagens ou valores morais. O filme não tenta decifrar, tratar psicologicamente ou resolver esse difícil período vivido por quase todos nós. Em vez disso, o deixa à vista, expondo-o e tratando-o com respeito.
Não li a história que deu origem, mas estou morrendo de curiosidade. Os personagens estão ótimos, visualmente e em questão de personalidade. Os efeitos especiais são incríveis e toda a fotografia é linda.
A trilha sonora é outro ponto forte. Com suas melodias que mesclam momentos de melancolia e outros que gritam aventura.
Há detalhes demais que mereceriam ser mencionados, como a cena de abertura, a mudança de humor repentina na seqüência do iglu, a guerra de lama, etc. Mas prefiro deixar para cada um a experiência de desvendá-los.
Em suma, é muito bom assistir um filme despretensioso, que consegue reinventar nossa maneira de ver o mundo e nos deslumbrar enquanto isso. Definitivamente recomendado para todas as idades.