A greve docente já se alastra por mais de três meses, e o governo não negocia. O governo não negocia com os docentes em greve, mas negocia com os negociantes. Ou melhor, negocia com os negociantes é uma maneira de não dizer o que é, de não falar a verdade. O governo é dos negociantes. O governo é do capital. O governo é um lugar de corrupção, de mentira, de enganação.
É necessário refletir sobre um mesmo assunto, desde diversos pontos de vista. Quem é que não quer negociar com os docentes em greve? São pessoas eleitas para governar o país. Pessoas que foram eleitas para decidirem o que é importante de ser feito ou não com o dinheiro público. O seu dinheiro leitor, leitora, o meu dinheiro. E essa gente acha que os docentes não devem ganhar mais do que ganham.
Deputados e senadores, legisladores, ganham o que lhes convém. Ou seja, a prioridade é o bolso do governante, não o interesse social. A quem convém que s docentes ganhem pouco ou que o seu salário seja fragilizado? A quem lucra com a ignorância, a quem lucra com a fragilidade da população e da cidadania. Eu sei que os salários de nós, docentes universitários, é melhor do que os de outras categorias. Não se pretendem privilégios, e sim interesses estratégicos, além de corporativos.
Governo entra, sai governo, e a categoria docente permanece no mesmo descaso, quanto ao salário. O governo de Dilma e do PT não negocia com os docentes. Negocia com os negociantes. É necessário que a população acorde quanto a quem está nos governando. Que se abram possibilidades de gestão da coisa pública, atendendo aos interesses da cidadania, não das classes dominantes. Investir na educação não é uma aplicação bancária. É investimento em cidadania.

Doutor em sociologia (Universidade de São Paulo). Mestre em sociologia (IUPERJ). Licenciado em sociologia (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina). Professor aposentado da UFPB. Terapeuta Comunitário Formador. Escritor. Membro do MISC-PB Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba. Vários dos meus livros estão disponíveis on line gratuitamente: https://consciencia.net/mis-libros-on-line-meus-livros/