O discurso de ódio está aumentando em todo o mundo, alerta ONU

ONU

ONU

Das Nações Unidas

O discurso de ódio incita a violência e mina a coesão social e a tolerância. Infelizmente, o efeito devastador do ódio não é novidade.

No entanto, sua escala e impacto são hoje amplificados pelas novas tecnologias de comunicação, a ponto de o discurso de ódio – inclusive online – se tornar um dos métodos mais frequentes para difundir retóricas e ideologias que dividem as sociedades, em escala global, e ameaçar a paz.

As Nações Unidas têm uma longa história de mobilização do mundo contra o ódio de todos os tipos para defender os direitos humanos e promover o Estado de Direito.

O impacto do discurso de ódio atravessa várias áreas de foco das Nações Unidas, desde a proteção dos direitos humanos e prevenção de crimes de atrocidade até a manutenção da paz, busca da igualdade de gênero e apoio a crianças e jovens.

Como o combate ao ódio, à discriminação, ao racismo e à desigualdade está no centro dos princípios e do trabalho das Nações Unidas, a Organização está trabalhando para enfrentar o discurso de ódio em todos os momentos.

Este princípio está consagrado na Carta das Nações Unidas, no quadro internacional de direitos humanos e nos esforços globais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais no portal da ONU sobre o tema: https://www.un.org/hate-speech

Acesse também a Estratégia e Plano de Ação da ONU sobre Discurso de Ódio.

Deixe uma resposta