Movimentos sociais articulam luta contra o aumento nas passagens de ônibus

Relatoría da reunião sobre o aumento da passagem de ônibus. 15/12, SINTRICOM – Sindicato dos Trabalhadores na Consctrução, João Pessoa, PB

Presentes na reunião: DCE UFPB, Centros Acadêmicos de Filosofia, Ciências Sociais, Serviço Social, Pedagogia do Campo, Medicina, APES, Assembléia Popular, SINTER, Coletivo Cultural do Alto do Mateus, MLC.

Camaradas, estejam bem.

Hoje fizemos a primeira reunião de articulação do que chamamos de “fórum do transporte público”, articulada pelo DCE da UFPB para juntar todas as entidades sincais e movimentos populares a discutir o transporte publico de João Pessoa.

A reunião teve como pauta principal a discussão sobre os sucessivos aumentos de passagem que acontecem todos os anos em João Pessoa.

Enver, integrante do DCE UFPB e do Grupo de Trabalho “Passe Livre Estudantil”, fez uma pequena apresentação das diversas irregularidades e injustiças ocorridas no sistema de transporte publico em nossa cidade. Foram discutidos desde os aumentos de tarifa anuais sem
nenhuma justificativa até a composição do Conselho de “transportes”, que em sua maioria é representado pelos empresários.

Como o aumento nos últimos 8 anos vem sendo realizado dia 27 de dezembro resolvemos nos antecipar e organizadamente cobrar da prefeitura uma posição que favoreça os estudantes e os trabalhadores em detrimento do que vem acontecendo, ou seja, beneficio só para um
pequeno grupo de empresários. Depois de uma pequena discussão os estudantes e entidades que participaram da reunião chegaram aos seguintes encaminhamentos:

– Agendar uma audiência com o prefeito para pressionar o poder publico para não discutir reajuste tarifário até que seja realizado um seminário para debater o transporte coletivo em João Pessoa e analisar o real lucro que as empresas tem.

– Produzir um panfleto para circular na internet e para distribuir na Lagoa e no Terminal de Integração alertando a população para o impacto da tarifa de ônibus nos bolsos dos trabalhadores e para que não aceitemos mais um aumento. Este panfleto deve conter apenas as principais informações, que sensibilizam a população para o tema e que não contenha apenas textos, mas principalmente material visual, que cause impacto.

– Criar uma comissão de comunicação para articular e manter em contato as diversas organizações que participaram da reunião e os diversos ativistas que estejam dispostos a participar e construir o Fórum.

– Manter a comunicação com todos os presentes na reunião e convidar as demais entidades (a lista de contatos está com shellen e enver) para participar das demais reuniões e socializar esta relatoria

Próxima Reunião:

Dia 17/12, às 14h no SINTRICOM

Para esta reunião a comissão responsável pelo panfleto levará a proposta para ser avaliada por todos.
MAIS UM AUMENTO, NÃO VOU PAGAR! QUEREMOS UM TRANSPORTE POPULAR!

Mateus Alberto de Souza
CA Ped.Edu. do Campo – Força Campo
Comitê Universitário do Passe Livre
(83) 8868-5782

C.A da Pedagogia educação do Campo: Em defesa dos Nossos Estudantes, do nosso Curso e de uma Universidade mais Justa e Democrática.

Lutemos pela Educação do Campo!
GESTÃO: FORÇA CAMPO!

caforcacampo@hotmail.com

From: caforcacampo@hotmail.com

Deixe uma resposta